últimas notícias

Movimento portuário — 3.ª feira, 4 de dezembro

Imponente e belo, o Mein Schiff 1 domina o cais sul da Pontinha, nas suas escalas quinzenais.
(Foto: Arquivo APRAM) 
Nesta 3.ª feira, 4 de dezembro, o porto do Funchal conta com a presença de três navios de cruzeiro e de um veleiro de três mastros no cais sul da Pontinha: respectivamente, o Mein Schiff 1, o AIDAstella, o Zenith e o Christian Radich.

Por Paulo Gilberto Camacho

Como é hábito, quinzenalmente, o Mein Schiff 1 mantém-se atracado ao cais sul, desde as 20h30 de ontem para uma escala com duas pernoitas. E de tanto gostar da Madeira que o navio adiantou a sua chegada (prevista habitualmente para as 23h00). Agenciado por JFM Shipping, Lda., permanecerá até às 14h00 de 4.ª feira para depois rumar a Santa Cruz de La Palma (Canárias).
Das suas características demos conta na nossa informação de ontem.
Desta feita, o AIDAstella amarra ao cais sul da Pontinha nesta sua escala pelo Funchal.
(Foto: Arquivo APRAM)
Pelas 07h00, o AIDAstella chega de Las Palmas de Gran Canaria para uma escala com pernoita até às 05h30 do dia seguinte. Ficará amarrado ao cais sul com agenciamento por parte da Blatas, Lda. Rumará depois a Santa Cruz de Tenerife (Canárias).

O AIDAstella, propriedade da Mercuro Societa Crociere (Costa), opera para a Aida Cruises (Alemanha). Foi construído nos estaleiros alemães de Meyer Werft - Papenburg e lançado à água no ano 2013, vindo a sofrer remodelações em 2018. Desloca 71.304t de peso bruto, mede 253,22m de comprimento por 32,20m de boca (largura) e 7,20m de calado. Navega com bandeira italiana. Tem como irmãos-gémeos o AIDAblu (2010), AIDAsol (2011) e o AIDAmar (2012).
O veleiro norueguês Christian Radich fica acostado ao cais sul em mais uma escala com pernoita.
(Foto: Arquivo APRAM)
Depois, às 09h00, o veleiro norueguês Christian Radich volta a estar presente no cais sul da Pontinha para mais uma escala, igualmente com pernoita. Procedente de Las Palmas de Gran Canaria, zarpará rumo a Santa Cruz de Tenerife (Canárias) pelas 16h00 do dia seguinte. A Transinsular-Madeira, Lda., encarrega-se do seu agenciamento.

O KNM Christian Radich é um veleiro de três mastros construído em 1937 nos estaleiros Framnaes Shipyard e que navega com bandeira da Noruega. É usado para treino de vela. Desloca 663t de peso bruto, mede 58,55m de comprimento por 9,76m de boca (largura) e 5m de calado.
O Zenith em manobras para mais uma atracação ao cais sul da Pontinha.
(Foto: Arquivo APRAM)
O Zenith, por sua vez, amarra ao cais sul da Pontinha, pelas 12h00, como é seu hábito. Vem de Santa Cruz de La Palma (Canárias) e, pelas 22h00 rumará a Agadir (Marrocos). Está agenciado por JFM Shipping, Lda.

O Zenith entrou ao serviço em 1992, tendo sido construído nos estaleiros alemães Meyer Werft. Em 2006/2007 sofreu remodelações. Desloca 47.413t de peso bruto, mede 207,60m de comprimento por 29m de boca (largura) e 7,7m de calado. Navega com bandeira de Malta. Propriedade da Pullmantur Cruises – Espanha, opera em holding numa joint-venture para a CDF – Croisières de France.
O Funchalense 5 volta a reabastecer a ilha do Porto Santo antes de rumar a Leixões.
(Foto: Arquivo ENM)

Por fim, a “ilha dourada” recebe o Funchalense 5 no molhe principal do Porto Santo, onde chega por volta das 19h30, proveniente do Caniçal. Após curta operação de carga/descarga, o navio que é agenciado por PMAR Navegação, seguirá viagem rumo a Leixões.
Do seu perfil informámos, neste mesmo espaço, os nossos seguidores.

Sem comentários