728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Investimento nas energias limpas vai tornar Madeira mais verde

A modernização de uma central vai permitir triplicar a procução de eletricidade
📷  Pixabay  📷

Aumentar a produção de
eletricidade a partir de energia hidráulica e eólica na ilha da Madeira vai ser possível com um investimento de 45 milhões de euros provenientes do Fundo de Coesão.

por Paulo Camacho

O projeto contribui para reforçar a estabilidade do abastecimento de eletricidade na ilha.
Corina Crețu, Comissária responsável pela Política Regional, sublinhou, a propósito, que “a nova central elétrica altamente inovadora e sustentável ajudará a ilha da Madeira a reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa e a sua dependência dos combustíveis fósseis, o que é uma boa notícia para o ambiente e, ao mesmo tempo, para a economia local”. Daí referir ser “com orgulho” que constata o “contributo concreto que os investimentos da política de coesão podem trazer para os cidadãos das regiões ultraperiféricas da Europa”.

Triplicar a capacidade de produção

A modernização de uma central hidroelétrica existente irá triplicar a capacidade de produção para mais de 38 megawatts.
Além disso, uma nova instalação de armazenamento por bombagem de 17,7 megawatts e uma barragem de armazenamento com capacidade para 1 milhão de metros cúbicos de água permitirão armazenar energia eólica quando há produção excedentária, de modo a que possa ser fornecida eletricidade suplementar durante os períodos de elevada procura. As novas instalações irão beneficiar 130 mil consumidores.
Ao apresentar as suas propostas relativas à futura política de coesão, em 29 de maio, a Comissão propôs também aumentar ainda mais o contributo dos investimentos da política de coesão para a ação climática no próximo período orçamental.

Sem comentários