728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Câmara Municipal do Funchal vai dar "Músicas nos Museus"

O vice-presidente da CMF sublinhou que o Funchal vive uma era dourada em termos culturais
📷  CMF/André Gonçalves  📷
Músicas nos Museus”. Assim se designa o projeto da Câmara Municipal do Funchal para a área cultural, a pôr em prática ao longo do ano de 2018. Foi apresentado oficialmente esta quarta-feira pela autarquia no Museu A Cidade do Açúcar.
O projeto contemplará um concerto comentado por mês, com bandas regionais e entradas livres, a decorrer alternadamente entre o Museu A Cidade do Açúcar e o Museu Henrique e Francisco Franco.

por Paulo Camacho

Os concertos terão lugar na última sexta-feira de cada mês, pelas 19 horas, e começam já a 26 de janeiro, no Museu A Cidade do Açúcar, com o grupo instrumental Dolcemente, cuja direção artística é da responsabilidade de Sara Freitas Faria.
Na apresentação ontem à tarde, Miguel Silva Gouveia, vice-presidente da CMF, referiu que “é mais um projeto inovador que a Câmara Municipal do Funchal coloca no terreno e vem na sequência de várias outras iniciativas marcantes que o nosso Departamento de Economia e Cultura tem concretizado ao longo dos últimos anos, com um impacto incontornável, que tem vindo a transformar o Funchal”.

Aliar museus à musicalidade

O vice-presidente complementou que o Funchal “vive uma era dourada em termos culturais, com uma cidade culturalmente vibrante e uma dinâmica sem paralelo até onde a memória nos permite chegar”. E entende que evento “terá, em particular, o condão de aliar os nossos museus, e os respetivos espólios, à musicalidade dos artistas regionais, oferecendo, dessa forma, à população e a todos aqueles que nos visitam, uma oferta complementar à de um concerto normal, porque são concertos comentados, em que o público pode sentir-se no meio do concerto. Estaremos a promover, em simultâneo, o nosso património, os nossos valores culturais e a produção artística da nossa cidade e da nossa região. Além da parceria com os artistas regionais, esta é igualmente uma iniciativa que pretende dinamizar o comércio local”.

Acessos gratuitos aos museus

Miguel Silva Gouveia também destacou que, no âmbito da estratégia da autarquia para os museus municipais, estes passarão a ter acesso gratuito ainda este ano, nomeadamente o Museu de História Natural, o Museu Henrique e Francisco Franco e o Museu do Açúcar, aos quais se soma ainda o edifício dos Paços do Concelho, reafirmando “o nosso grande propósito de democratização do acesso à cultura no Funchal”.
A CMF também vai prosseguir as suas premiadas políticas de Inclusão e Acessibilidade, com uma intervenção a toda a linha nos edifícios culturais do concelho, a começar em breve.

O cofinanciamento do Turismo de Portugal já está confirmado, num projeto com um investimento previsto de 280 mil euros, e que vai incidir no Teatro Municipal Baltazar Dias e nos Museus A Cidade do Açúcar e Henrique e Francisco Franco, “tornando o Funchal numa referência de acessibilidade cultural para o país e para o estrangeiro”.

Sem comentários