728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Diário de Notícias reforça Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira

A cerimónia do acordo rubricado para a cedência de história diária com 140 anos
(foto: Turismo da Madeira)
O Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira e a Empresa Diário de Notícias, formalizaram esta segunda-feira o protocolo de cooperação que estipula a cedência e utilização das imagens da coleção Diário de Notícias, bem como o depósito do seu arquivo fotográfico e outras espécies documentais de valor informativo relevante no Arquivo.

Na ocasião, Eduardo Jesus, secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, realçou que o protocolo formalizado é um enorme marco para o rquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, instituição que ao longo dos últimos anos tem vindo a conquistar um cada vez maior reconhecimento por parte das pessoas.
O governante relevou o que disse ser grande sentido cívico que o Diário de Notícias demonstra não só por aquilo que conseguiu preservar durante 140 anos, mas “sobretudo por aquilo que demonstra com o gesto de querer que esta memória fique ao dispor de todos e desprendendo-se de um bocado que é seu, em prol do bem comum”.
Para Eduardo Jesus, o protocolo firmado é muito importante porque a coleção Diário de Notícias é especial. “São mais de 140 anos de história, uma história que começou a ser contada em 1876 e que, naturalmente fazendo parte da história da Madeira, fazia falta a esta casa”, disse, acrescentando que “grande parte da história se constrói a partir das narrativas que se encontram nos jornais”, daí a importância de uma coleção destas.

O acordo

O acordo ontem assinado, prevê também o depósito do arquivo fotográfico do DN (cerca de 350 mil negativos e provas fotográficas), na condição de o Arquivo o conservar, tratar e divulgar.
Eduardo Jesus aproveitou para agradecer as colaborações anteriores que existiram entre a empresa e o Arquivo e que permitiram avanços para o propósito desta ligação. “Julgo que este protocolo hoje assinado é um passo definitivo e consolidado nessa mesma perspetiva e sobretudo no grande propósito que isto tem que é tratar a informação, guardá-la, mas acima de tudo disponibilizá-la, torná-la acessível a todas as pessoas independentemente da razão da consulta”.

Princípio de projeto de sucesso

Michael Blandy, presidente do Conselho de Gerência da EDN, agradeceu o esforço que foi feito pelo Arquivo no âmbito de todo este trabalho e sublinhou que, de agora em diante, o desafio é enorme, acrescentando que o trabalho desenvolvido pelo Arquivo é de grande importância, sobretudo na forma como disponibiliza a informação ao público. “Espero que este protocolo seja o princípio de um projeto de grande sucesso”, disse ainda Michael Blandy.
O protocolo assinado vem dar continuidade a um outro rubricado no ano 1999, em que foi acordada a microfilmagem e digitalização da coleção Diário de Notícias, respetivamente pelo Arquivo Regional da Madeira (ARM) e pelo Centro de Estudos de História do Atlântico.
Na sequência deste protocolo, deram entrada no Arquivo Regional 60 volumes correspondentes ao Diário de Notícias de 1990 a 1997.
Mas o núcleo inicial da preciosa “Coleção Diário de Notícias”, constituída por 730 volumes de vários títulos de periódicos madeirenses, datados de 1821 a 1940, incluindo o próprio DN, deu entrada no ano de 1980, quando era então diretor do Arquivo o Dr. António Aragão Mendes Correia.

Com a assinatura deste protocolo, o histórico do jornal Diário de Notícias fica ao alcance de um clique, e o seu acervo fotográfico será conservado, inventariado, digitalizado e igualmente disponibilizado online.

Sem comentários