728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

"Cartas a um Professor… O Triunfo dos Empreendedores" enche sala da Atântico

“Cartas a um Professor… O Triunfo dos Empreendedores”. Assim se chama o livro de Francisco Banha, foi apresentado sexta-feira na Escola Profissional Atlântico, numa sala cheia de jovens alunos.

Numa sessão que contou com a presença do autor, e da presidente executiva da Startup Madeira, Patrícia Dantas de Caires, o secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, explicou que Francisco Banha foi umas das primeiras pessoas que ouviu falar sobre Empreendedorismo em Portugal há cerca de 25 anos. Passados estes anos, houve um longo caminho que foi percorrido, no Empreendedorismo e na educação para o Empreendedorismo, em que a Madeira foi pioneira com o projeto rs4e, que desde o princípio (2006) contou com a parceria de Francisco Banha.
“Aquilo que distingue hoje a abordagem do empreendedorismo, do que foi no passado , não é o fato de existir hoje e de não ter existido no passado. Se formos à história encontramos empreendedores e pessoas de sucesso, que mesmo sem terem sido empresários foram empreendedores”, disse o governante, acrescentando que “hoje em dia, devido ao trabalho desenvolvido pela Startup Madeira, há uma ponte que se estabelece entre as escolas e a realidade, e não apenas no rs4e mas em todos os projetos desenvolvidos pela Startup Madeira.”
Eduardo Jesus disse ao jovens presentes na sessão que “é a capacidade de contribuir, de deixar alguma coisa à sociedade, que é extremamente importante na nossa atitude. E é a atitude que define quem é e quem não é empreendedor”, realçou.
Referindo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na Região pela Startup Madeira em prol do Empreendedorismo, o Secretário Regional quis salientar que não é obrigatório que todos sejam empresários no futuro. “Temos é de dar sempre o nosso melhor e acreditar que é sempre possível fazer melhor”, disse. As Oficinas do Empreendedor, que têm sido desenvolvidas pela Startup nos últimos dois anos, são por exemplo  “experiências que possibilitam, num espaço muito curto, apreender o testemunho de várias pessoas e depois aplicar nas vidas de cada um, sistematizando ideias e partir para a prática se assim o entenderem”.
Enaltecendo a presença no local não só das três alunas daquela escola que obtiveram um 3º lugar no segmento do Ensino Profissional da edição deste ano do rs4e, Eduardo Jesus ressalvou ainda a importância do testemunho do jovem empresário Duarte Dinis, que também passou pela experiência de uma Oficina do Empreendedor, e que dela tirou vários proveitos para os passos que viria a dar. “Lançar-se no mercado não é lançar-se às feras, é dominar as feras. Esta é a atitude que temos de ter, de estar num ambiente e saber estar nesse ambiente”, e é exatamente isso que a Educação para o Empreendedorismo pretende, sublinha.
Eduardo Jesus aproveitou a ocasião para deixar uma mensagem de força aos alunos da Escola Profissional Atlântico: “Não estejam nunca à espera que os outros façam algo por vocês. Acreditem em cada um de vós. Só aquele que luta  é que tem capacidade de vencer. Todo o resto é resignação e isso não vos leva a lugar algum.”
Já Francisco Banha, autor do livro “Cartas a um Professor… O Triunfo dos Empreendedores” enalteceu a aposta e atenção que tem vindo a ser dada pelo Governo Regional e em particular pela Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, relativamente ao Empreendedorismo e sublinhou a importância do projeto rs4e que em 12 anos já abrangeu mais de 19 mil alunos de toda a Região, capacitando mais de 600 professores. “É um grande orgulho” estar envolvido neste projeto, disse.



Sem comentários