últimas notícias

"Imagens Antigas do Funchal Urbano" revelam Funchal de outros tempos

O livro “Imagens Antigas do Funchal Urbano”, da autoria de Jorge Valdemar Guerra, é lançado esta tarde no auditório do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, no Caminho dos Álamos, 35, no Funchal. O lançamento assinala a comemoração pelo Arquivo do Dia Internacional dos Arquivos.

A obra é dedicada à divulgação de 358 imagens antigas do Funchal urbano, captadas desde a segunda metade do século XVIII. Abarcam interessantes perspetivas da paisagem da capital da ilha da Madeira, dos espaços urbanos e edifícios, registando-se as principais remodelações do seu tecido urbano.
As fotografias apresentam-se dispostas em percursos que percorrem o interior da cidade, terminando com fotografias panorâmicas obtidas de diversos quadrantes.
Cada imagem é acompanhada de uma rigorosa descrição catalográfica da autoria de Jorge Valdemar Guerra.
As fotografias fazem parte de um conjunto inicialmente reunido por António Aragão e que foram adquiridas pelo então Arquivo Distrital nas extintas casas fotográficas Vicentes e Perestrelos, embora também se incluam outras aquisições posteriores de várias proveniências, muitas delas desconhecidas.
A publicação dá continuidade à Série Coleção Iconográfica da revista Arquivo Histórico da Madeira, cujo primeiro volume foi publicado em 2013, e será apresentada por Emanuel Gaspar.

O secretário regional da Economia, Turismo e Cultura vai estar presente na cerimónia marcada para as 17.30 horas.

Sem comentários