728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Minerva vai estrear novo cais a 1 de agosto

O navio de cruzeiros Minerva numa das anteriores passagens pelo Porto do Funchal
(foto: Paulo Camacho)
Tudo se conjuga para que o novo cais acostável do Porto do Funchal receba oficialmente o primeiro navio de cruzeiros no próximo dia 1 de agosto. Será o paquete “Minerva” que tem chegada marcada para as 8 horas, vindo de Ponta Delgada, nos Açores. Deixa o porto pelas 19 horas rumo à cidade mediterrânica de Espanha, Málaga.

Esta será a primeira escala à Madeira do navio da Swan Hellenic este ano, durante o qual irá fazer mais uma, em concreto no dia 28 de novembro, numa viagem de Casablanca, em Marrocos, de onde é esperado pelas 18 horas. Pernoita na ilha e deixa a Madeira no dia seguinte pelas 20 horas rumo a Arrecife, na ilha de Lanzarote, em Canárias.
O Minerva tem 133 metros de comprimento, 20,3 metros de boca, 5,8 metros de calado e tem uma capacidade de transporte para 350 passageiros para os quais existem 160 tripulantes.
Em 2012, o navio recebeu uma extensa remodelação de vários milhões de euros. Foi completamente redecorado acrescentado mais um deck, disponibilizando mais áreas públicas bem como com mais cabinas.
O novo cais, com 330 metros de comprimento e 8 metros de profundidade (quota de serviço), permitirá a acostagem de um navio de grande porte, até aos 280 metros de comprimento, ou de diversos mega-iates, permitindo, neste último caso, o desenvolvimento de um nicho de mercado que revela grande potencial de crescimento para a Madeira.
O novo cais acostável foi adjudicado no final de dezembro de 2012 e foi concretizada pelo consórcio Etermar/Somague. A obra, orçada num valor aproximado aos 18 milhões de
euros, teve uma comparticipação de 85% pela Lei de Meios.

Atente-se que um dos grandes objetivos do novo cais acostável é o de garantir a proteção do espaço da Praça do Povo bem como proporcionar uma marina para as embarcações das atividades marítimo-turísticas.

Sem comentários