728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Movimento portuário — domingo, 6 de outubro

O World Explorer totalmente construído em Portugal, faz hoje escala inaugural no Funchal.
(Foto: Mário Ferreira)
Neste domingo, 6 de outubro, o porto do Funchal apresenta-se decorado com dois belos navios de cruzeiro no cais sul e outro, em escala inaugural, no cais norte. Respectivamente, o MSC Poesia, o Celebrity Silhouette e o World Explorer.

Por: Paulo Gilberto Camacho

Assim, pelas 06h15, o World Explorer amarra ao cais norte para uma estadia até às 16h00. Procedente de Lisboa, o navio tem como destino seguinte o porto de Santa Cruz de Tenerife (Canárias). Tem agenciamento garantido por Blatas, Lda.
O World Explorer foi totalmente construído em Portugal, nos estaleiros WestSEA Shipyard (Viana do Castelo), tendo sido lançado à água no decurso deste ano 2019. Navegando com bandeira portuguesa, está registado no MAR (Registo Internacional de Navios da Madeira). Deslocando 9.271t de peso bruto, mede 126m de comprimento por 25m de boca (largura), estando o seu calado situado nos 4,8m. Está vocacionado para cruzeiros polares (Ártico e Antártico).
O nosso bem conhecido MSC Poesia decora, neste domingo, parte do cais sul da Pontinha.
(Foto: Arquivo APRAM)
Pelas 07h00, o elegante MSC Poesia, com agenciamento por parte de JFM Shipping, Lda., amarra ao cais sul da Pontinha. Proveniente de Santa Cruz de Tenerife (Canárias), prolongará a sua escala até às 18h00, para depois rumar a Málaga (Andaluzia, Espanha).
O MSC Poesia, lançado à água em 2008, foi construído nos estaleiros Aker Yards (Chantiers de l’Atlantique), França. É propriedade da MSC Crociere para a qual opera. Desloca 92.627 tons de peso bruto e mede 293,80m de comprimento por 32,20m de boca (largura). Navega com bandeira do Panamá e tem como irmãos-gémeos o MSC Musica (2006), o MSC Orchestra (2007) e MSC Magnifica (2010).
O Celebrity Silhouette volta a estar presente no Funchal, procedente de Southampton.
(Foto: Bruno Camacho)

Ainda no cais sul, mas só por volta das 11h00, o Celebrity Silhouette volta a estar presente na Pontinha. Desta feita, vem de Southampton (Inglaterra) e, pelas 18h30, prosseguirá o seu cruzeiro rumo a Santa Cruz de Tenerife (Canárias). A JFM Shipping, Lda. é o seu agente.
Construído nos estaleiros Meyer Werft (Alemanha) e lançado à água em 2011, o Celebrity Silhouette navega com bandeira de Malta. Opera para a Celebrity Cruises (subsidiária da Royal Caribbean International — USA), desloca 122.210t brutas e mede 317,20m de comprimento por 36,79m de boca (largura) e 8,6m de calado.
O Cemstar chega ao terminal cimenteiro dos Socorridos por volta das 22h00 de hoje.
(Foto: Mário Camacho)

Por fim, e já ao final do dia, o cimenteiro Cemstar deverá chegar por volta das 22h00 ao terminal dos Socorridos, procedente de Setúbal. Agenciado por Transinsular - Madeira, Lda., o navio iniciará a operação de descarga de cimento para os silos, operação esta que deverá terminar pelas 10h30 da próxima 3.ª feira, dia 8, regressando depois ao porto de origem.
O Cemstar é um navio de carga/cimenteiro que entrou ao serviço em 1977, navegando com bandeira das Ilhas Marshall. Desloca 4.082t de peso bruto e mede 113,04m e comprimento por 15,6m de boca (largura), estando o seu calado actual situado nos 6,6m.

Sem comentários