728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Movimento portuário — 2.ª feira, 1 de outubro

O Costa Pacifica inicia no Funchal o mês de outubro onde são esperados 33 navios de cruzeiro.
(Foto: Arquivo APRAM)
O porto do Funchal recebe, neste primeiro dia de outubro, o Costa Pacifica, num mês onde estão previstas 33 escalas de navios de cruzeiro na capital madeirense.

Por: Paulo Gilberto Camacho

Assim, pelas 07h00, o Costa Pacifica faz a sua amarração ao cais sul da Pontinha, vindo de Santa Cruz de Tenerife (Canárias). A sua estadia agenciada por Blatas, Lda. demorará até às 17h00, prosseguindo o seu cruzeiro rumo a Málaga (Andaluzia, Espanha).
Tendo entrado ao serviço em 2009, o navio foi construído nos estaleiros italianos Fincantieri e já sofreu remodelações em 2017. Desloca 114.425 tons de peso bruto e mede 290,12m de comprimento por 35,50m de boca (largura). A operar para a Costa Cruises da Costa Crociere (subsidiária da Carnival), navega com bandeira de Itália. Tem como irmãos-gémeos o Costa Concordia (2006 e afundado em 2012), Costa Serena (2007), Costa Favolosa (2011) e Costa Fascinosa (2012).
O Island Sky, depois de uma escala no Porto Santo, rumará ao Funchal.
(Foto: MarineTraffic)
A ilha de Porto Santo também inicia o mês com a visita de um navio de cruzeiros, mais especificamente, de expedições científicas pelos mares da Antártica: trata-se do Island Sky, procedente de Lisboa e que tem agenciamento garantido pela Blatas, Lda. Amarrando ao molhe principal, pelas 06h30, a sua estadia na “ilha dourada” prolongar-se-á até às 22h30, largando depois rumo ao Funchal. 
O Island Sky é um navio com bandeira das Bahamas construído em 1992 nos estaleiros italianos Nuovi Cantieri Apuania Spa, vindo a ter remodelações em 2010. Desloca 4.200 tons brutas, 695 tons de peso morto e mede 90,6m de comprimento por 15,3m de boca (largura) e 4,3m de calado. Propriedade da Island Sky Shipping Inc., opera para a Noble Caledonia - UK. Tem como irmãos-gémeos o Sea Spirit, Caledonian Sky e Hebridean Sky.
O Monte Brasil traz carga de Ponta Delgada (Açores).
(Foto: Arquivo APRAM)
No porto comercial do Caniçal, por sua vez, o Monte Brasil faz a sua amarração ao cais sul, pelas 07h00. Proveniente de Ponta Delgada (S. Miguel, Açores), donde traz carga, o navio que é agenciado por Transinsular-Madeira, Lda., largará rumo a Lisboa por volta das 17h00.
As suas características já aqui foram referidas noutras suas presenças.
O Monte da Guia vem com carga de Lisboa e ruma a Leixões.
(Foto: MarineTraffic)
No cais norte, igualmente às 07h00, o Monte da Guia também agenciado por Transinsular-Madeira, Lda., fará a sua amarração para proceder às operações de carga/descarga de mercadoria que traz de Lisboa. Sabendo que o seu destino é Leixões, tem saída agendada para as 23h59 de 3.ª feira. 
Igualmente as suas características já aqui foram referidas noutras escalas.
O Funchalense 5 chega hoje ao Caniçal com carga de Leixões e para lá regressa amanhã.
(Foto: Arquivo ENM)
Ainda no Caniçal, o Funchalense 5 amarra ao cais norte pelas 11h30 procedente de Leixões. Tendo a PMAR Navegação como seu agente, o navio da Empresa de Navegação Madeirense regressará ao porto de origem pelas 16h59 de amanhã, 3.ª feira.
O seu perfil de navio tem sido divulgado noutras suas visitas à Região.
O LPG Shaamit é agenciado por Blatas, Lda., fora das 3 milhas, entre as 04h00 e as 05h00.
(Foto: MarineTraffic)

Por fim, referência para o agenciamento fora das 3 milhas, a cargo de Blatas, Lda., entre as 04h00 e as 05h00, ao navio LPG Shaamit. É procedente de Port Neches (Texas) e tem como destino o porto marroquino de Mohammedia. As razões deste agenciamento não foram reveladas pelo seu agente.
O Shaamit é um navio-tanque LPG que navega com bandeira de Singapura onde tem registo de mar, foi lançado à água em 2016. Construído nos estaleiros Hyunday Heavy Industries (Bulgária), opera para a Petredec Ltd. Desloca 47.347 tons peso bruto, 54.595 tons peso morto e mede 225m de comprimento por 36,6m de boca (largura), sendo o seu calado de 12,1m.

Sem comentários