últimas notícias

Autarquia do Funchal valoriza lojas com história na Expomadeira

A Mercearia do Bento é uma lojas presentes no stand da CMF na Expomadeira
📷 CMF 📷
O pequeno comércio de rua e as “Lojas com História” da cidade são o mote do stand da Expomadeira 2018 da Câmara Municipal do Funchal que, assim, decidiu inovar com o tradicional.

por Paulo Camacho

A iniciativa promocional está em linha com todo o esforço de proteção que está a ser desenvolvido pelo município da capital madeirense. Isto porque, a autarquia aprovou recentemente o Regulamento Municipal do Reconhecimento e Proteção das “Lojas com História”, para identificar, apoiar e preservar as lojas tradicionais da baixa da cidade. Tudo por entender que constituem um património comum indissociável da identidade do Funchal.
Ao longo dos últimos anos, o município tem tomado várias as medidas no sentido de alavancar o comércio tradicional. As “Lojas com História” assumem, neste capítulo, um natural destaque, uma vez que se tratam de espaços que marcam a identidade da cidade, denotando grande importância turística mas também económica, pois são geradoras de emprego, necessitando de apoio para coexistirem de forma saudável com as grandes superfícies comerciais.

As lojas aceitaram o convite
A Fábica Sto. António é o exemplo de saber preservar na modernidade
📷 CMF 📷
De entre as várias lojas convidadas pela autarquia para o certame, aceitaram participar a Fábrica Santo António, a Casa Inglesa, a Loja Gonzalez e a Mercearia do Bento. São espaços que retratam o típico comércio de proximidade caraterístico do centro do Funchal. Distinguem-se pelas suas particularidades, sejam elas ter uma marca própria, fazer fechos por medida ou terem o segredo de uma especiaria, entre tantos outros.

Proteção
Recorde-se que as lojas que vierem a ser distinguidas pelo novo regulamento, beneficiarão da proteção que é conferida pelo Regime Jurídico do Arrendamento Urbano e do Regime Jurídico das Obras em Prédios Arrendados, uma medida muito importante com vista à sua continuidade no mercado.
O município tem vindo a desencadear as políticas e mecanismos que tem ao seu alcance, na defesa das Lojas com História e do Comércio Tradicional no seu conjunto, mas quer contar, cada vez mais, com a visão e dinâmicas dos próprios comerciantes, por um lado, e dos consumidores, por outro, uma vez que são eles o garante do sucesso de uma empresa, qualquer que seja a sua natureza e dimensão.   
Uma última nota para referir que o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, e o restante executivo municipal fazem amanhã, terça-feira, a sua habitual visita oficial à Expomadeira, que decorre no Estádio do Marítimo, nos Barreiros.

Sem comentários