728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Volvo Ocean Race passa entre a Madeira e o Porto Santo

Estes barcos vão passar entre a Madeira e o Porto Santo e só poderão ser vistos, à distância, com bom tempo
(foto Volvo Ocean Race)
A ilha do Porto Santo está na rota da primeira etapa da volta ao mundo em barcos à vela da Volvo Ocean Race que começa no próximo domingo em Alicante, em Espanha (no Mediterrâneo) e que termina no dia 29 em Lisboa. Passa pela “Ilha Dourada entre os dias 24 e 25 (terça ou quarta-feira seguintes). É um Plano B em relação ao inicialmente programado. E, como todas as coisas na navegação, foi o tempo que determinou a rota. O facto da Madeira constar no mapa das Extreme Sailing Series em dois anos consecutivos terão evidenciado estes mares nas hipóteses plausíveis.

por Paulo Camacho

A primeira etapa da volta ao mundo em barcos à vela
(imagem Volvo Ocean Race)
O diretor da prova, Phil Lawrence, diz que foi selecionando uma das quatro opções que tinha disponível. Explica que o percurso desta etapa é de aproximadamente 1.450 milhas e que existe uma visão climática variada para esta primeira fase da corrida, bastante complexo para o Atlântico, que “apresentará alguns desafios para as tripulações e esperamos que eles cheguem a Lisboa depois de aproximadamente uma semana".
Refere que uma das opções era enviar os barcos para o leste, através do estreito de Bonifácio, que separa as ilhas da Sardenha e da Córsega, voltar a Gibraltar e seguir direto para Lisboa. Contudo, diz que a previsão do tempo de médio prazo não era favorável, potencialmente com ventos de 50 ou mesmo 60 nós, seguido de um longo período de alta pressão e ventos brandos em todo o Mediterrâneo, “o que não era muito atraente ".
Assim, para evitar um golpe perigoso seguido de uma frustrante falta de vento, o diretor da corrida decidiu dar à frota Volvo Ocean 65 um sabor precoce do Atlântico.
Na edição 2011-12 da corrida, um barco foi seriamente afetado e outro quase afundou enquanto ainda estavam no Mediterrâneo, porque as equipas estarão levando a etapa curta muito a sério.

As etapas da volta ao mundo
(imagem Volvo Ocean Race)
A regata à volta do mundo, considera a mais longa e dura, é composta por 11 etapas.

Sem comentários