728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Estação Espacial Internacional volta a passar na Madeira

Esta fotografia obtida com o telemóvel mostra aquele ponto que era a ISS a passar sobre o Funchal
(foto: Paulo Camacho)
Acabei de ver, a olho nu, pela segunda vez, a Estação Espacial Internacional (em inglês ISS - International Space Station) a passar sobre a Madeira. Cruzou a cidade do Funchal vindo num ponto intermédio entre sul e sudoeste. Era pouco maior que uma estrela e passou rápido. Viaja a uma velocidade média de 27.700 km/h, o que não parece daqui de baixo. Completa 15,77 órbitas por dia.
O ponto que vive de cá de baixo era esta estação
(foto: NASA)
Este laboratório espacial, cuja montagem em órbita começou em 1998 e acabou oficialmente em 8 de junho de 2011, encontra-se em órbita baixa, entre 340 quilómetros e 353 quilómetros.

A ISS representa a permanência humana no espaço e tem sido mantida com tripulações de número não inferior a dois elementos desde 2 de novembro de 2000. A cada rendição da tripulação, a estação comporta duas equipas, sendo duas em andamento e a próxima, bem como um ou mais visitantes.
Uma nota mais para referir que se tiver o desejo de a ver passar deve descarregar as aplicações que existem para telemóveis ou tablets e depois, em alguns, é avisado quando irá passar sobre o local onde se encontra com 5 minutos de antecedência. Depois é esperar que o céu esteja sem nuvens e olhos no ar.
Uma das várias fotografias que se podem ver captadas a partir da ISS
(foto: ISS)

Sem comentários