728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Conferência anual do Turismo dos Economistas em 2012 acentuaimportância da Cultura aliada ao Turismo

Peggy Bendel, Vice-Presidente Sénior da BCI, criadora do I love NI, esteve na Conferência em 2010
Turismo e Cultura. Esse é o tema da 6ª Conferência Anual do Turismo marcado para o dia 4 de Maio de 2012, uma sexta-feira, no auditório do Centro de Congressos da Madeira. A iniciativa da Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Economistas  terá como novidade o facto de contemplar, desde agora até à data referida, um conjunto de actividades que contribuirão para o debate e para a divulgação de vários assuntos relacionados com o tema principal do evento. Por isso mesmo, encontra-se definido um programa de acções que contempla a realização de open talks, entrevistas, intervenções culturais, publicações, percursos culturais, entre outras. No final, será elaborado um documento resumo que permitirá complementar a informação produzida pelos trabalhos da Conferência e, desta forma, envolver o maior universo possível de manifestações culturais, enriquecendo o contributo cívico da conferência.


Não deixa de ser curiosa a escolha do tema na medida em que assistimos ao regresso da Cultura à Secretaria do Turismo, onde já esteve com o anterior governante que tinha a pasta.

Em relação à Conferência em si, pelo envolvimento conseguido por parte dos patrocinadores e do conjunto de oradores, moderadores e comentadores que se juntaram na valorização da mesma, é hoje considerada, pelo mercado em geral e pelo sector do Turismo em particular, como um acontecimento de referência, sendo apontado como o momento alto do debate das questões associadas ao turismo da Região, sector motor desta economia.

A prova disso mesmo é que o interesse pela Conferência é notório. E, além de traduzir a sua sustentabilidade, tem conhecido um crescimento em cada edição. Para os trabalhos da 5ª Conferência Anual do Turismo, verificou-se a inscrição de mais de 700 pessoas. Entre elas, empresários, profissionais do sector, dirigentes e decisores públicos e privados, alunos universitários e de outros cursos ligados ao turismo.

A 5ª Conferência Anual do Turismo, realizada em Maio deste ano, foi objecto de destaque nos órgãos de comunicação social regionais e nacionais com 132 notícias. Fazendo as contas, esta informação ocupou um espaço mediático avaliado em 230 mil euros.

O trabalho de assessoria de comunicação do evento esteve a cargo da agência regional de comunicação e publicidade Dupladp & Associados que, juntamente com a multinacional Cision, procedeu à difusão dos comunicados à imprensa, assim como, à análise da comunicação editorial relacionada com o evento, cuja visibilidade e retorno mediático se a delegação regional da Ordem dos Economista considera que apresentam como um verdadeiro caso de referência.

Uma nota final para uma referência em relação à escolha da data da Conferência. Depois de consultado o calendário das acções previstas para o sector do turismo (feiras internacionais, realizações locais e institucionais), a delegação regional da OE assumiu a data de 4 de Maio de 2012 para a realização da próxima edição da Conferência.

As anteriores Conferências do Turismo

Em termos históricos, recordem-se os temas das conferências anteriores:

I Conferência Anual do Turismo (2007) - Sustentabilidade turística

II Conferência Anual do Turismo (2008) - Compromisso turístico

III Conferência Anual do Turismo (2009) - Transporte aéreo

IV Conferência Anual do Turismo (2010) - Marketing turístico

V Conferência Anual do Turismo (2011) - Promoção turística

Sem comentários