728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

APAVT "borrega" Congresso do Brasil e faz vá para fora cá dentro

A APAVT informou hoje que optou por fazer o seu 37º Congresso num “destino em território nacional”, apontando Lisboa como a sede mais provável, e já não em Fortaleza, capital do estado nordestino brasileiro do Ceará, tendo em conta o “ambiente económico” que Portugal está a viver. A Associação invoca que já em 2010 teve uma postura semelhante, quando optou por fazer o Congresso na Madeira, cujo turismo estava a sofrer o impacto dos violentos temporais de Fevereiro desse ano.

Para a decisão anunciada hoje, a APAVT invoca que “o ambiente económico de Portugal agravou-se drasticamente nos últimos meses, impondo a todos, cidadãos e empresas, um esforço e sacrifício sem precedentes na história recente do nosso País”, referindo que quando optou por Fortaleza se estava “num contexto económico claramente diferente do actual”.
“Com a assinatura do memorandum relativo à ajuda externa ao Estado Português, tivemos um conhecimento mais profundo das dificuldades financeiras que levaram à queda do anterior Governo, à realização de novas eleições e à implementação de medidas drásticas de contenção nos gastos públicos e privados” prossegue a informação da Associação, que também invoca os “fortes apelos para o incremento do turismo de exportação e do turismo interno”, designadamente por parte do Presidente da República e do Governo.
“Em face deste contexto, entendeu a APAVT deslocalizar o nosso 37º congresso para um destino em território nacional, provavelmente em Lisboa, no que constitui uma forma de reforçar, ainda mais, a atenção sobre as questões da actividade de exportação do Turismo”, informa o comunicado da APAVT.
O comunicado acrescenta que os preparativos para a realização do Congresso em Fortaleza “estavam praticamente terminados” e refere que a decisão de alterar para Portugal “acarreta custos à própria Associação”, bem como “por parte de todos quantos tinham já programado esta deslocação”, mas diz estar certa de que a alteração é “uma decisão imperiosa para o País e consentânea com a postura da Associação e dos seus associados”.
A APAVT anunciou oficialmente em meados de Junho que Fortaleza era a cidade escolhida para sediar o seu 37º Congresso, entre 27 de Novembro e 2 de Dezembro, subordinado ao tema “Turismo: Prioridade Nacional”. Eram esperados entre 400 a 500 congressistas.

Sem comentários