últimas notícias

TVI mantém aposta na Madeira

TVI

A Madeira voltará, ainda este ano, a ser cenário de mais um projecto da TVI. Depois da telenovela "Flor do Mar", que «superou as expectativas» em termos do crescimento do número de turistas portugueses na Região Autónoma da Madeira, a secretária regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante, anunciou que o canal privado português está a preparar uma mini-série para apresentar aos seus telespectadores, no primeiro trimestre do próximo ano. As filmagens deverão ocorrer na Madeira em Dezembro.

«O enredo é engraçado, mas não vou contar», referiu Conceição Estudante, justificando com o propósito de não querer retirar o “mistério” em torno deste novo projecto da estação líder de audiências em Portugal. O horário em que a mini-série irá para o ar também permanece desconhecido.
Conceição Estudante destaca a mini-série, mas garante que não é o único projecto televisivo previsto para a Madeira.
«Temos vários projectos entre mãos. Vão continuar a ser feitas campanhas e, eventualmente, vão ser apoiados novos projectos televisivos, na medida em que o mercado português é um alvo extremamente importante. A conjuntura internacional antecipa-se um pouco mais favorável no próximo ano, mas o mercado português é sempre dos mais importantes para a Madeira», disse a governante.
O Executivo Regional apostou forte este ano no turismo nacional. Só na telenovela "Flor do Mar" aplicou meio milhão de euros. O governo fê-lo e a novela da TVI teve uma «importância estratégica», servindo de sustentação para um «crescimento muito acentuado».
Os números oficiais revelam que o mercado interno estava a crescer na base dos 2% e, após a emissão da telenovela, subiu para 15%.
O governo injectou 500 mil euros mas as câmaras municipais também comparticiparam.
Segundo Conceição Estudante, «o nosso objectivo foi, num ano que se antecipava de extrema dificuldade para o turismo internacional, dar um enfoco muito grande» no mercado português». Agora a secretária regional quer ver consolidado esse aumento do turismo nacional, o qual veio também dar uma ajuda ao “recém-liberalizado” espaço aéreo entre a Madeira e o continente.
Apesar da “Flor do Mar” ser a principal responsável pelo crescimento do turismo português na Região, não foi a única. Houve várias transmissões directas que a secretária regional também entende terem contribuído.
Quanto a apoios do género a cadeiras internacionais de televisão, a governante não esconde que «gostaria muito», mas, para já, «não está, de momento, nos planos», dado não ser possível comportar «esses custos».
De qualquer dos modos, Conceição Estudante realça que, em certa medida, essa divulgação da Madeira no estrangeiro irá acontecer, através da “Flor do Mar”.
É que a Flor do Mar deverá ser vendida a outras cadeias televisivas, havendo assim já o potencial para uma divulgação nos mercados externos, e já está garantida a sua retransmissão na RTP Internacional. «Esse é já um compromisso que existe entre a TVI e a RTP Internacional», disse.

Sem comentários