728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Madeira tem de incluir 7 Maravilhas

Faial

As 7 Maravilhas Naturais de Portugal foram apresentadas na ilha das Flores, nos Açores, com vista a promover as paisagens naturais mais bonitas de Portugal, e sensibilizar para a preservação e sustentabilidade ambiental, numa altura em que em que se assinala o Ano Internacional da Biodiversidade.


A iniciativa, que surge em seguimento das 7 Maravilhas de Portugal, e das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo, está integrada na segunda fase do projecto “7 Maravilhas” e vai por a concurso uma selecção de paisagens naturais feita por um painel de técnicos e especialistas, em sete categorias, Zonas Marinha, Grandes Relevos, Matas e Florestas, Grutas e Cavernas, Praias e Falésias, Áreas Protegidas e Zonas Aquáticas não Marinhas.
O lançamento da iniciativa teve lugar na passada quarta-feira passada, na mesma ocasião em que se formalizou a parceria entre o Governo Regional dos Açores e as 7 wonders of Portugal, para a realização do projecto. Um dos objectivos desta edição é ter representantes de todas as partes do país.

Madeira

“Nós criámos sete categorias, onde vão estar elementos de sete regiões do país [Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira], havendo sempre dois representantes por categoria de cada região, de forma a não ficar ninguém de fora e estamos neste momento a proceder à fase de levantamento de todas as potenciais maravilhas da natureza portuguesas”, explicou ao PressTUR o responsável das New 7 Wonders Portugal, Luís Segadães.
“Esta primeira lista vai ser divulgada a 7 de Janeiro de 2010, depois 77 especialistas ligados à natureza, conservação, ambiente e ciência entre outros especialistas) vão escolher as 77 maravilhas que vão a concurso, que incluem 11 escolhidos em cada categoria.
Desta lista saem depois 21 maravilhas eleitas por figuras conhecidas e são essas 21 que depois vão a votos pelo público e de onde vão sair as Sete Maravilhas Naturais de Portugal, numa votação que vai decorrer de 7 de Março a 7 de Setembro de 2010”, explicou o responsável.

Anúncio em Setembro

O anúncio das Maravilhas eleitas vai ter lugar a 11 de Setembro, numa gala à noite, na Lagoa das Sete Cidades, em Ponta Delgada, com transmissão em directo pela RTP, que mais uma vez se volta a associar ao projecto, numa acção designada “Açores 2010”.
Uma escolha natural segundo Carlos César – presidente do Governo Regional dos Açores, que declarou durante a cerimónia de assinatura do protocolo, “os Açores constituem, actualmente, uma referência ambiental reconhecida por várias e prestigiadas organizações internacionais. Isso acontece pelas suas características geográficas e climáticas mas, com origem ainda mais relevante, como resultado de políticas continuadas e integradas de conservação e de protecção ambientais”.
A iniciativa conta ainda com o apoio do Instituto do Turismo de Portugal, Ministério do Ambiente, Instituto de Conservação da Natureza, entre outros ligados ao ambiente e à natureza.
Promoção


Para 2010 estão previstas várias acções de promoção e sensibilização como, dois roadshows das 21 maravilhas finalistas no País, entre 15 e 30 de Julho e 15 a 30 de Agosto, concursos nas escolas para crianças e famílias, elaboração de um código de conduta de forma a sensibilizar as pessoas para o património natural, e o lançamento de um guia de passeios pelos 21 finalistas, a ser publicado entre Abril e Maio do próximo ano.
A iniciativa inclui ainda vários programas sobre os candidatos, a serem transmitidos pela RTP.
A votação vai decorrer de 7 de Março a 7 de Setembro de 2010, via internet, sms e telechamada, à semelhança das edições anteriores.
Em 2011 terá lugar a eleição das "7 Maravilhas da Natureza do Mundo".




Sem comentários