últimas notícias

Movimento portuário — 3.ª feira, 7 de novembro

O tão imponente quão elegante MSC Preziosa, numa das suas escalas pelo porto do Funchal.
(Foto: APRAM)

Mais um dia movimentado no porto do Funchal, nesta 3.ª feira 7 de novembro. Logo ao início da manhã, pelas 06h30, o MSC Preziosa, agenciado por JFM Shipping, Lda., amarra ao cais sul da Pontinha proveniente de Lisboa. Pelas 17h00 soltará amarras para zarpar rumo a Santa Cruz de Tenerife (Canárias).

por Paulo Gilberto Camacho

Lançado à água em 2013, este navio da MSC Crociere desloca 139.072 tons de arqueação bruta e mede 333,30m de comprimento por 37,92m de boca (largura). Foi construído nos estaleiros franceses STX Europe, em Saint-Nazaire. Tem como irmãos-gémeos o MSC Fantasia, o MSC Splendida e o MSC Divina.
O AIDAsol que habitualmente amarra no cais norte, desta vez ficará no cais sul.
(Foto: APRAM)

Depois, pelas 07h00, o visitante semanal AIDAsol atraca no cais sul, vindo de Las Palmas de Gran Canaria. Como é seu hábito, pernoitará na Pontinha até às 05h30 do dia seguinte, rumando depois a Arrecfe de Lanzarote (Canárias). O agenciamento está a caro de Blatas, Lda.
Este navio, a operar para a Aida Cruises, foi construído em 2011 e navega sob bandeira italiana. Desloca 71.304 tons. e mede 251,89m de comprimento por 32,20m de boca (largura) e 7,20m de calado. Foi construído nos estaleiros Meyer Werft - Papenburg, Alemanha.
O rebocador Aries II vem da Holanda e dirige-se a Cuba.
(Foto: DR)
Às 08h00, amarra no cais sul da Pontinha, o rebocador Aries II, agenciado por Blatas, Lda. Vem de Roterdão (Holanda) e seguirá para Havana (Cuba), pelas 08h00 do dia seguinte.
Construído no corrente ano de 2017, desloca 294 tons de arqueção bruta e mede 28m de comprimento por 11 de boca (largura) e 4,7 de calado. Navega com bandeira de S. Vicente e Granadinas.

Tal como o Aries II, o Acuario rumará a Cuba.
(Foto: DR)

À mesma hora e com o mesmo agente, amarra igualmente ao cais sul da Pontinha, o rebocador Acuario que vem de Gorichem (Holanda) e segue para Havana (Cuba) pelas 08h00 do dia seguinte.
Mede 26m de comprimento por 8m de boca (largura). Navega igualmente com bandeira de S. Vicente e Granadinas.
O veleiro HMS Gladan, já nosso conhecido, ficará amarrado ao cais norte da Pontinha.
(Foto: DR)

Pelas 10h00, mas no cais norte da Pontinha, acontece a amarração do veleiro HMS Gladan procedente de Lisboa. Sem data/hora de largada, o seu agenciamento está garantido por JFM Shipping, Lda. Rumará depois a Arrecife de Lanzarote (Canárias).
O HMS Gladan navega com bandeira da Suécia e desloca 225 tons de peso bruto. Construído nos estaleiros Stockholms Orlogsvarv, mede 36m de comprimento por 7m de boca (largura) e 4,2m de calado.
O Broadwater, também já nosso conhecido, depois de pernoitar na Pontinha, rumará a Miami.
(Foto: DR)

Ao final da tarde, pelas 17h00, o iate motorizado Broadwater vindo de Gibraltar, amarra ao cais sul da Pontinha. Com agenciamento garantido por Blatas, Lda., aí pernoitará para depois rumar a Miami (Florida, EUA) pelas 08h00 do dia seguinte. Navega com bandeira britânica.
Desloca 575 tons de peso bruto e mede 50,28m de comprimento por 9,4m de boca (largura) e 2,5m de calado.
Agora no Caniçal, pelas 07h00, o Fugro Scout após passagem pelo Funchal, amarra ao cais sul para uma escala até às 16h00. Recorde-se que este navio é procedente de Dakar (Senegal) e dirige-se a Schiedam (Holanda). Do seu agente e das suas características, demos conta ontem neste espaço.
Por fim, no molhe principal do Porto Santo, o Funchalense 5 amarra pelas 07h00, vindo do Caniçal. Largará rumo a Lisboa pelas 20h00 e o seu agencimento está garantido por Via Oceano - Agência de Navegação, Lda.

Sem comentários