últimas notícias

Movimento portuário — 4.ª feira, 11 de outubro

O Celebrity Eclipse está de novo no Funchal para uma escala de 8 horas.
(Foto: APRAM)
Depois de dois dias consecutivos de “casa cheia” no porto do Funchal, o molhe da Pontinha — além da presença do Hanseatic que largará, pelas 13h00, rumo a Santa Cruz de La Palma, via Desertas e Selvagem Grande — conta hoje no cais sul com mais um espectacular navio de cruzeiros, o Celebrity Eclipse que amarra pelas 11h15, vindo de Southampton, Inglaterra. A sua escala demorará até às 19h15, rumando depois a Santa Cruz de Tenerife, Canárias. Está agenciado por JFM Shipping, Lda.

Por: Paulo Gilberto Camacho

O Celebrity Eclipse foi construído em 2010 nos estaleiros Meyer Werft (Alemanha). Opera para a Celebrity Cruises (subsidiária da Royal Caribbean International — USA. É um navio da classe Solstice e desloca 121.878 tons de peso bruto. Mede 317,70m de comprimento por 36,79m de boca (largura). Navega com bandeira de Malta.
No porto comercial do Caniçal, por seu lado, o Maris continua a sua tarefa de carga/descarga. Vindo de Leixões, para lá regressará após o término das operações atrás descritas.
Também em operações de carga/descarga, mantém-se o MCP Nicosia que deverá largar pelas 17h00 rumo a Lisboa.
O Funchalense amarra ao molhe principal do Porto Santo pelas 19h30 para mais um reabastecimento à “ilha dourada”.
(Foto: APRAM)

Por fim, no molhe principal do Porto Santo é esperado, pelas 19h30, o Funchalense 5 agenciado por Via Oceano e que, após as operações portuárias aí realizadas, largará rumo a Lisboa em data/hora a assinalar.
O Funchalense 5, pertencente à Empresa de Navegação Madeirense, é um navio de carga geral construído em 2009/2010 que navega com bandeira portuguesa. Desloca 7.532t de peso bruto, 8.279t de peso morto e mede 126,78m de comprimento por 20,49m de boca (largura) e o seu rascunho actual é de 7,4m.

Sem comentários