728x90_Home_Active Campaign ]]> - - </![cdata[http:> - - </![cdata[https:> </?xml>

últimas notícias

Inflação aumenta 0,2% na Madeira em agosto

A classe dos Transportes foi a que contribuiu mais para a formação da taxa de variação homóloga
(foto: Pixabay)
A variação média registada em agosto último, na Região Autónoma da Madeira, pelo Índice de Preços no Consumidor nos últimos 12 meses – Total Geral – foi 0,7%, superior em 0,2% ao registado no mês anterior. O indicador de inflação subjacente, medido pelo índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, apresentou uma taxa de 0,2%, superior em 0,3%. ao registado no mês anterior.

por: Paulo Camacho

As maiores variações negativas ocorreram nas classes “Vestuário e calçado” (-2,6%) e “Acessórios, Equipamento Doméstico e manutenção corrente da Habitação” (-1,4%). Em sentido inverso, as maiores variações positivas foram observadas nas classes “Comunicações” (2,9%) e “Bebidas alcoólicas e tabaco” (2,7%).
No País, o valor daquela taxa foi de 1,1%, igual ao registado no mês anterior.

Variação homóloga

A taxa de variação homóloga, ou seja, a variação de preços em relação ao mesmo mês do ano anterior (agosto de 2017 face a agosto de 2016) foi de 1,2%, inferior em 0,2%. ao observado no mês anterior.
A classe do “Vestuário e Calçado” registou a maior variação negativa (-2,7%) e a classe dos “Transportes” apresentou a maior variação positiva (4,0%).
A classe dos “Transportes” foi a que mais contribuiu (0,7%) para a formação da taxa de variação homóloga.
A nível nacional, a taxa de variação homóloga, em agosto de 2017, foi de 1,1%, superior em 0,2% ao registado no mês anterior.

Variação mensal

A nível mensal, a variação dos preços em agosto de 2017 foi de -0,7% (-0,2% em julho de 2017).
Analisando por classes de despesa, verificou-se que a classe do “Vestuário e Calçado” apresentou a maior variação, -9,9%.
Em agosto, o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado de área útil, na Região, foi igual ao registado no mês anterior.

A nível nacional, a taxa de variação mensal foi nula (-0,7% em julho de 2017).

Sem comentários