Get Adobe Flash player

Reserva Natural Parcial do Garajau distinguida com o prémio “LIDE Preservar o Mar”

garajau

foto: Parque Natural da Madeira

A Reserva Natural Parcial do Garajau, na Madeira, foi distinguida este ano pelo Comité LIDE Economia do Mar com o prémio LIDE Preservar o Mar, revelou esta semana o diretor do Parque Natural da Madeira, Paulo Oliveira.
O Comité LIDE Economia do Mar é “um grupo especializado do LIDE Portugal [organização empresarial privada] que tem como objetivo principal perspetivar a economia do mar como um todo e promover, paralelamente aos seus usos tradicionais, novos usos do mar, para gerar, de forma sustentável, uma forte base produtiva do país”, refere o sítio deste organismo.
Paulo Oliveira considerou à Lusa que a reserva está “numa fase avançada de recuperação das consequências do temporal de 20 de fevereiro de 2010″ (que provocou 43 mortos e 1.080 milhões de euros de prejuízos), designadamente dos impactos da invasão de pedras, lamas e detritos.
O responsável considerou que a criação da reserva foi feita “com alguma coragem” por se encontrar nas proximidades do maior núcleo populacional da ilha – o Funchal – e do seu porto.
“Hoje em dia, o mar está na agenda de todas as entidades mas, em 1986, quando foi criada a reserva, o mar era apenas água. Na Madeira, no entanto, o mar já era mais do que água, era já encarado como fazendo parte de uma vertente económica através da modalidade do mergulho”, descreveu.
“A reserva é uma reserva de excelência e é sem reservas que digo isto”, referiu.
Criada em 1986, a Reserva Natural Parcial do Garajau é a “única” exclusivamente marinha existente em Portugal e apresenta uma área total de 376 hectares e uma linha de costa de aproximadamente 11 quilómetros, estando localizada na costa sul da ilha da Madeira, a leste da cidade do Funchal, e delimitada a oeste pelo Lazareto e a leste pela Ponta da Oliveira, segundo informação do Governo Regional.
A reserva foi constituída com vista a “garantir a conservação da natureza e da biodiversidade” e a proporcionar um viveiro para “repovoamento faunístico das áreas adjacentes”, impedindo “a progressiva degradação dos fundos marinhos do litoral da ilha da Madeira”.
Segundo Paulo Oliveira, em 2008 a reserva registou uma afluência de 4.000 mergulhadores e desde então a média tem sido entre 2.500 e 3.000 mergulhadores/ano.
O diretor do Parque Natural da Madeira conta que “a principal ação de conservação da Reserva é a fiscalização e acompanhamento dos seus utilizadores”.
A direção não tem registado infrações relevantes na reserva. Nos “pequenos delitos”, metade das contraordenações refere-se a navegação nos limites daquela área que não põem em causa a sua integridade.
“De há dois anos para cá, assiste-se à pesca à linha e à apanha de lapas, facto que pode estar associado ao presente quadro económico e social marcado por dificuldades”, mas, “com a ajuda da Marinha Portuguesa, foi intensificada a fiscalização noturna”, indicou Paulo Oliveira, acrescentando que a gestão do espaço “não sofre de constrangimentos orçamentais”.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

receba as notícias por email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Festa de Natal e fim do ano

fogo

feed

 Subscribe in a reader

pesquise por temas

Contacto

madeiratravelnews @madeiratravelnews.com

Escreva conosco

navega1

Funchal Weather Forecast

Laurissilva – UNESCO

Laurissilva

Santana – Biosfera

santanabiosfera

WalkMe Madeira – app

walkemwmadeira

MTNews reforça equipa

Madeira Travel News está a reforçar a equipa, agora com dois especialistas nas respectivas áreas: Jorge Ferreira, no sector dos cruzeiros marítimos e Rui Sousa, no sector da aviação. Outros mais estão na calha para fazermos deste portal um veículo de referência nas notícias de Turismo relacionadas com o destino Madeira

Aeroporto da Madeira

navega1

Aplicação gratuita

Agora já pode seguir as informações do portal Madeira Travel News no smartphone ou no tablet. Carregue na imagem para descarregar
MTnewsaplicação

calendário dos artigos

Dezembro 2013
S T Q Q S S D
« Nov    
  1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31  

Gostamos: funchal dailly photo

funchaldailyphoto

Gostamos: Cruzeiros Jorge

I love Madeira

gostamos: Madeiralovers

I love Madeira

APAVT – Congresso 2013

festadaflor

gostamos de I Love Madeira

I love Madeira

Funchal live

Porto Santo live

Google – Street view

googlestreetview

Partners

navega1
navega1
navega1

direitos dos passageiros

orangeweb

arquivo (sites pioneiros)

Inmadeiraandworld

Madeiranewsarquivo