Veja abaixo, na coluna da direita, os episódios da série.
O navio “Azamara Journey” fez, ontem, a sua primeira escala no porto do Funchal. Para assinalar esta passagem pela Madeira, o Clube de Entusiastas de Navios, as autoridades portuárias e a João de Freitas Martins, empresa que agencia o navio, promoveram uma cerimónia de boas-vindas.
Em declarações aos jornalistas, João Welsh, da agência João de Freitas Martins, congratulou-se com esta primeira escala do “Azamara Journey”, navio que está, agora, ao serviço da Azamara Cruises, mas que integrou, até finais de 2001, a Renaissance Cruises (com o nome “R6” e depois “R6 Blue”) e, desde essa data até 2005, navegou para a Pullmantur Cruises (com o nome “Blue Dream”).
De acordo com João Welsh, a escala do “Azamara Journey”, cuja companhia está também ligada à Royal Caribbean, é muito importante para a Região, porque integra o porto do Funchal na rota de regresso às Caraíbas — depois de estar a operar neste lado do Atlântico. Além disso, tal como afirmou, «é um navio com grande qualidade, virado para um segmento de passageiros médio alto, com um poder de compra significativo, que têm a possibilidade de desfrutar da ilha e adquirirem produtos regionais».
A este propósito, João Welsh realçou que, este ano, e de acordo com as previsões, o mercado de cruzeiros na Região deverá gerar cerca de 46 milhões de euros de receitas. O que, em seu entender, é um valor «extremamente importante tendo em atenção que o turismo, tradicional, gera na hotelaria cerca de 300 milhões». Daí que, conforme referiu, trata-se de um sector que «merece toda a atenção para que tenhamos sempre esta indústria a funcionar bem».
De referir que o “Azamara Journey”, segundo a informação portuária constante no site oficial, chegou ao porto do Funchal de manhã, por volta das 07h00, e soltou amarras, por volta das 17h00, com mais de 600 passageiros, rumo a La Palma, nas Canárias, seguindo depois para as Caraíbas, onde deverá operar durante o período de Inverno, devendo regressar, no próximo ano, ao Mediterrâneo, onde esteve posicionado até agora.
in Jornal da Madeira (Marsílio Aguiar)