O diretor regional do Turismo da Madeira, Bruno Freitas, afirmou ontem que, apesar dos problemas financeiros, o calendário das acções promocionais da Região no exterior será cumprido na íntegra. «Manteremos o calendário das acções promocionais, vamos participar nas principais feiras e estamos mais ou menos tranquilos porque temos acções a decorrer», disse à Agência Lusa o responsável, assegurando que a iniciativa está «articulada com todas as orientações da secretaria do Plano e Finanças».
Bruno Freitas salientou que «toda esta situação de contingência financeira tem que ter em conta a dinâmica» deste sector e considerou que «a partir do momento em que seja assinado o plano de ajustamento financeiro da Madeira, tudo voltará ao normal» na Região. Apontou, contudo, que, devido às dificuldades financeiras da Região, será necessário trabalhar com base numa «maior racionalização dos meios e apostando numa maior articulação entre todas as entidades públicas e privadas de forma a potencializar melhor as acções promocionais».
O responsável admitiu que «será necessário em alguns eventos reduzir o número de participantes».
Bruno Freitas referiu que a Direção Regional do Turismo vai aproveitar as iniciativas de outras entidades, casos do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato ou dos Portos da Madeira, vai apostar na participação em eventos do Turismo de Portugal e pode continuar a “repartir” os programas com a Associação de Promoção da Madeira (APM).
Até ao momento, o calendário das acções promocionais da Direção Regional de Turismo prevê a presença em mais de três dezenas de ações.
Em janeiro, entre os dias 10 a 15, a Madeira será divulgada na Holanda, em Utrecht, na Vakantibeus, sendo que de 12 a 15 marca presença na Ferien em Viena (Áustria), seguindo-se a Fitur em Madrid (Espanha) de 18 a 22, que coincide com a Matka em Helsínquia (Finlândia), no período de 19 a 22.
Em fevereiro, a Região será promovida em diversos eventos em Bruxelas (Bélgica), Praga (República Checa), Amesterdão (Holanda) e em Portugal, no SISAB – Salão do Vinho, Pescado e Agro-Alimentar) e na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, na capital portuguesa.
Março é o mês com mais iniciativas, começando com a IBT em Berlim (Alemanha) e seguindo com a Reunião Anual da ICCA em Las Palmas (Espanha), além de participações no Brasil, Nova Iorque (EUA), Moscovo (Rússia), Paris (França) e Lisboa.