O Aeroporto da Madeira fechou o ano 2011 com mais 77.856 passageiros transportados em relação ao ano anterior. No total, foram transportados 2.311.380 passageiros contra os 2.233.524 do ano anterior. O Aeroporto do Porto Santo também ganhou passageiros, com mais 3.255 nos 12 meses do ano passado. No global, registou 106.592 passageiros contra os 103.337 de 2010. No sentido inverso encontramos o movimento dos aviões, com menos 748 aeronaves operadas no Aeroporto da Madeira. O Porto Santo não esteve melhor e registou menos 154 movimentos.
A ocupação média das aeronaves que operaram no Aeroporto da Madeira subiu 5.8%, passando de 71.2% para 77%, o que demonstra algum reequilíbrio do mercado entre a oferta e a procura.
Entre os principais mercados emissores para o Aeroporto da Madeira assinala-se pela positiva o extenso número de mercados com crescimento de passageiros, entre os quais se destacam, a França (+62.1%), o Reino Unido (+12.4%) e a Alemanha (+6.1%), pelo seu peso em termos turísticos para a Região Autónoma da Madeira.
Em termos do número de passageiros transportados a França, por exemplo, cresceu 44.785 passageiros e o Reino Unido 50.645.
Destes dois mercados, faz-se uma referência especial aos bons resultados obtidos pela companhia aérea Aigle Azur e Jet2.com, respetivamente.
Mas, um pouco por toda a Europa os resultados foram igualmente positivos em termos do crescimento do número de passageiros, como é o caso da Holanda (+14.3%), a Espanha (+18.3%), a Finlândia (+12.2%), a Áustria (+22.5%), a Bélgica (+25.3%), a Polónia (+9.8%), a Noruega (+18.2%), a República Checa (+92.6%) e a Rússia (+9128%).
Mercado nacional desce
Por outro lado, o mercado nacional tem vindo a registar um decréscimo constante e penalizador para os resultados dos Aeroportos da Madeira. Assim, o ano encerrou com uma quebra do número de passageiros no Aeroporto da Madeira e oriundos do mercado nacional da ordem dos 4.4% ou seja, menos 51.501 passageiros do que em 2010.
Este decréscimo resulta exclusivamente da rota de Lisboa (-6.3%), cujo resultado acaba por ser, em parte, compensado, pelas rotas do Porto (+5.1%) e de Ponta Delgada (+3.0%).
Esta situação deve-se à redução de 10.7% dos movimentos a partir de Portugal Continental em consequência da saída da Sata da rota de Lisboa e de ligeiros decréscimos no número de movimentos por parte da Easyjet e da TAP. No caso do Porto, a operação da Transavia.com tem o seu sucesso confirmado.
Outros decréscimos, com menor impacto, foram sentidos no mercado dinamarquês, em resultado da saída da companhia aérea SAS da rota de Copenhaga e alguma redução do número de movimentos por parte da Thomas Cook Scandinavian. Também na Suécia, a saída da Sata durante o período de Verão na rota de Estocolmo, deixou os resultados finais do ano negativos, o mesmo acontecendo na Suiça, mercado também servido pela Air Berlin, na rota de Zurique.
Voos internacionais sobem
no Porto Santo
Decisivos para os resultados globais da ANAM foram as operações internacionais realizadas, durante o Verão, para o Aeroporto do Porto Santo. Itália manteve a sua operação, mas foram os mercados britânicos, polaco, belga e francês que fizeram a diferença.
Subscribe in a reader
quem somos | termos de utilização | política de privacidade
Copyright Paulo Alexandre Camacho © 2013. Todos os Direitos Reservados.
Designed by LuisFreitas.pt Programação e Desenvolvimento.
Get every new post delivered to your Inbox
Join other followers
Deixar uma resposta