Veja abaixo, na coluna da direita, os episódios da série.
O “acordo de princípio” anunciado hoje pelo Ministério da Economia e a APAVT em relação à revisão da Lei das Agências de Viagens prevê que o Fundo de Garantia das Viagens e Turismo terá um montante de dois milhões de euros e que a contribuição das pequena agências (menos de um milhão de vendas) será de 350 euros, de acordo com uma informação da Associação a que o PressTUR teve acesso.
Agências de viagens contactadas pelo PressTUR indicaram ter recebido hoje uma Circular com uma informação da Direcção da APAVT sobre o conteúdo do acordo para a revisão da Lei na qual são avançados pormenores que não constavam do comunicado divulgado há algumas horas. Continuar leitura
A antecipação do uso obrigatório de combustíveis menos poluentes para 2015 pode afetar negativamente o turismo de cruzeiros em Portugal, alertou o eurodeputado Nuno Teixeira, que teme a deslocação dos navios para outros portos. Continuar leitura
Quatro em cada dez britânicos planeiam fazer férias durante os Jogos Olímpicos de Londres, entre 27 de Julho e 12 de Agosto, para assistirem aos eventos ou verem-nos na televisão, mas também há 12% que diz que vai sair para o estrangeiro, designadamente para escapar às multidões, concluiu uma sondagem promovida pela ABTA, associação das agências de viagens britânicas.
A sondagem, realizada em Setembro de 2011 e que participaram 2.018 consumidores, concluiu que 2,5 milhões de britânicos planeiam tirar férias para assistirem às Olimpíadas e/ou eventos com elas relacionadas, a que se juntam mais cinco milhões que planeiam fazer férias para assistirem pela televisão. Continuar leitura
Ficou um pouco aquém das expetativas a concentração de populares no Porto do Funchal, tendo em vista um protesto contra a saída da Naviera Armas da ligação Canárias-Madeira-Portimão.
Ainda assim, muitos fizeram questão de marcar presença e deixar o seu protesto, alegando que a saída da Naviera irá significar um grande retrocesso, no que toca às ligações com o continente e também as vizinhas Canárias. Ricardo Silva diz que perdeu a noite a pintar uma t-shirt onde se podia ler “Fiz 7.600 Kms no Armas”, explicando que, «há uns anos atrás, era impensável para os madeirenses pegar numa viatura, metê-la num barco e ir até Espanha, como fiz».
Na viagem de Canárias para Madeira, o “Vulcan de Tijarafe” transportou três dezenas de pessoas, sendo que para Portimão, nesta sua última deslocação, seguiram 180 pessoas, 153 viaturas ligeiras e ainda 43 camiões. Fontes disseram ao JM que até às 20 horas de ontem, apenas existiam 40 carros confirmados. Contudo, as notícias de que esta seria a última viagem levou os responsáveis pelo circo Dallas, que se encontrava no Tecnopolo, a ter que fazer serão para arrumar tudo a tempo de embarcar esta manhã. Situação que deixou Isac Alves, o proprietário, muito aborrecido com a “naviera”, em virtude dos prejuízos que teve, sobretudo quando para esta semana ainda estavam agendados mais alguns espetáculos.
Agora, fica mais difícil o regresso à Madeira, garante. A beleza dos cartazes e das pinturas dos camiões em torno do circo terão de ser substituídas pelos velhos contentores. Quanto aos animais, serão em menor número, dado o desconforto da viagem.
O barco tinha saída prevista para as 10h30, mas acabou por deixar o porto do Funchal apenas às 11h25 rumo a Portimão, por entre acenos, buzinas e até uma bandeira de Canárias. Na Praça do Mar, dezenas de motards perfilaram-se para prestar uma última homanagem ao navio, com raters e muitas buzinadelas. Eles que tinham programada uma deslocação em breve a Canárias mas que, em virtude desta nova realidade, tiveram que desistir. Havia já cerca de 90 inscritos.
De um dos lados do navio, pode ler-se: “Canárias-Madeira-Portimão. Muitos mais é o que nos une que aquilo que nos separa”. Contudo, Javier Jalvo, o responsável do armador espanhol Naviera Armas no Funchal, não tem dúvidas em afirmar que não há volta a dar, pelo menos enquanto não forem satisfeitas alguns dos desejos da empresa, nomeadamente, a redução de taxas que, em cerca de um ano, elevam para um milhão de euros a rota.
In Jornal da Madeira – online
O Instituto do Vinho do Bordado e do Artesanato da Madeira -IVBAM associou-se à Regata Transquadra, promovendo o Vinho Madeira e o artesanato regional, na “Village” desta regata, que teve lugar na Marina da Quinta do Lorde, no Caniçal, Madeira, ntre os dias 24 e 27 de Janeiro
Durante estes quatro dias, o aroma e os sabores envolventes do Vinho Madeira marcaram presença entre os tripulantes, que não quiseram deixar de provar e apreciar este vinho único e precursor de muitas viagens transatlânticas, no espaço de promoção do IVBAM criado na Village da Marina da Quinta do Lorde.
O Artesanato que se fez representar por várias artes, nomeadamente azulejaria; trabalhos em palha de milho; trabalhos em madeiras; trabalhos em vimes; artigos em lã e “botas de vilão” foi motivo de muita curiosidade e atenção por parte destes velejadores.
O dia 26 foi dedicado a todos aqueles que quiseram aprofundar um pouco os seus conhecimentos sobre o Vinho Madeira, através da realização de uma prova comentada de 4 Vinhos Madeira, proferida por Rubina Vieira, responsável pela Câmara de Provadores do IVBAM. Os 4 vinhos em prova, Malvasia 5 anos Barbeito, Verdelho 10 anos Madeira Wine Company, Verdelho 10 anos Justinos e Malavsia 10 anos Henriques & Henriques, fizeram a delicia de todos os presentes, incluindo os representantes da Televisão France TV3.
Foram ainda oferecidas garrafas de Vinho Madeira aos organizadores desta Regata e no jantar de despedida, para cerca de 250 pessoas, brindou-se com Vinho Madeira, na esperança que os aromas do Vinho Madeira acompanhem os tripulantes das 99 embarcações que partem em direcção à Martinica.
A associação do Vinho Madeira e dos produtos regionais a este regata de projecção internacional é relevante, quer por que mobiliza participantes e públicos de um segmento sócio económico que se enquadra no perfil do consumidor e potencial consumidor de Vinho Madeira, quer por que simbolicamente o nosso Vinho Madeira tem na sua historia uma relação muito próxima com o mar e as viagens à volta do mundo.
O responsável do armador espanhol Naviera Armas, Javier Jalvo Garcia, confirmou hoje que aquela empresa vai abandonar a linha marítima Funchal-Portimão este fim de semana. “A Armas fará a sua última viagem sábado até Portimão e segunda-feira fará o regresso para Canárias”, disse, garantindo que esta é “uma decisão definitiva” e que foram “feitos todos os esforços” para continuar com a ligação. Continuar leitura
“Antes de ‘montarmos a tenda do circo’, devíamos tentar ajudar a resolver o problema” é a posição que a APAVT defende relativamente às implicações da recente alteração do estatuto do Turismo de Portugal, disse ao PressTUR o seu presidente, Pedro Costa Ferreira, que frisou que a Associação entende que é ao nível da Confederação do Turismo que a questão deve ser analisada e adoptadas as acções consideradas necessárias.
“A primeira acção que defendemos é o diálogo com a Tutela no âmbito da Confederação”, avançou ainda Pedro Costa Ferreira, questionado pelo PressTUR sobre o entendimento que a Associação tem relativamente à questão da alteração de estatuto do Turismo de Portugal, tendo sublinhado que, à partida, “antes de posteriores diálogos”, a eventual perda de agilidade do Turismo de Portugal é ‘a questão’ que preocupa e para a qual quer “tentar perceber como, no actual quadro, é possível mitigar essas consequências e, se não for possível, tentar perceber se é possível alterar o quadro”. Continuar leitura
Duarte Pacheco e Paulo Baptista Santos pedem “ponderação” à tutela, já que a anunciada divisão em cinco organismos “enterra experiências acumuladas, especificidades próprias e esconde profundas assimetrias”.
Numa pergunta enviada ao Ministério da Economia, os parlamentares social-democratas questionam a “disponibilidade para, junto dos autarcas da região encontrar uma solução, porventura a indicada, que mereça um largo consenso e assim promova a concentração de energias naquilo que é essencial — promover o crescimento a economia e do emprego no País”.
A secretário de Estado do Turismo, Cecília Meireles, anunciou na semana passada que, no âmbito da reorganização do turismo, o Governo decidiu extinguir as actuais regiões e pólos turísticos para dar origem a cinco organismos que irão agregar a promoção interna e externa, com base nas NUT II. Continuar leitura
As Piscinas do Lido, na Madeira, foram retiradas da eleição das “7 Maravilhas – Praias de Portugal®”, depois da organização ter sido alertada acerca do estado de conservação do local. Foi colocado à consideração do Conselho Científico a validade da candidatura, apresentada por um particular, e as Piscinas do Lido foram assim afastadas desta eleição. Na realidade, depois de terem sido fustigadas por um temporal e pelo facto da sua recuperação ter sido adiada, não fazia sentido que a candidatura continuasse. Nem mesmo deveria ter surgido à luz da situação actual. Não obstante, a nível histórico, estamos perante um património da ilha, pese embora a sua matriz tenha sido profundamente alterada com o “novo” Lido. Continuar leitura
Após o encontro com o primeiro-ministro, Passos Coelho, o presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, disse ao JM e à RTP que “o programa é duro mas exequível”. Acrescentou que com o mesmo a Madeira “ultrapassou o risco de insolvência” e revelou ainda que o IVA máximo fica nos 22%. Por outro lado, o presidente sublinha que a Região “salvaguardou a Leis de Meios e o tecto de investimento”.
Na foto podemos ver os governantes que estiveram presentes na reunião de ontem em São Bento. Da direita para a esquerda: Ventura Garcês, secretário regional do Plano e Finanças, Alberto João Jardim, presidente do Governo Regional da Madeira, Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro, Vítor Gaspar.