728x90_Home_Active Campaign ]]> - - - -

últimas notícias

Susana Figueira “em viagem comentada”

O projeto “em viagem comentada”, uma iniciativa do Governo Regional, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, apresenta nesta quarta-feira, a obra “Risus Paschalis”, em folha de ouro fino aplicada sobre madeira e desenho esgrafitado, técnica de pintura a têmpera, utilizando o acrílico, têxteis, massa biscuit, cerâmica e azulejos, da artista plástica Susana Figueira, que estudou Belas Artes em Valência (Espanha) e no Funchal.

por: Pedro Lima

Susana Figueira tem dedicado parte da sua investigação plástica no restauro de obras de arte, tendo participado na campanha de restauro de verão na Catedral de Valência (2000), bem como participado em várias exposições coletivas em Portugal e no estrangeiro.
Desempenhou funções profissionais como técnica de Conservação e Restauro na ISOPO, Funchal. Fruto dessas experiências, desenvolve um trabalho híbrido que recorre a técnicas pictóricas antigas como o douramento e a pintura a têmpera.

A obra é comentada por Rita Rodrigues, doutorada em Estudos Interculturais pela Universidade da Madeira. Mestre em História/variante História da Arte pela Universidade da Madeira. Licenciada em Artes Plásticas/Pintura pelo Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira.
É investigadora integrada do ARTIS (Instituto de História da Arte/Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e membro do CIERL – Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira.
Susana Figueira desenvolve investigação na área da pintura, imaginária e talha dos séculos XVI-XIX, e da encomenda artística, no Arquipélago da Madeira.
Este é o 14 º vídeo da série constituída por 22 e que se encontra disponível em todas as plataformas do Governo Regional, entre as quais, o canal youtube “Cultura Madeira”.

Sem comentários