728x90_Home_Active Campaign ]]> - - - -

últimas notícias

Alcance das publicações do Carnaval suplantam investimento


As Festas de Carnaval da Madeira de 2020 tiveram um alcance muito superior aos eventos dos três anos anteriores em relação ao número de publicações nos media (jornais, televisões, rádios e online) e na métrica que apura o valor do que é noticiado através do cálculo de AVE (Advertising Value Equivalency ou equivalência de valor de publicidade, em português).

por: Pedro Lima

Na monitorização feita pela Press Power, entre um de janeiro de 2020 e 30 de março, para a Associação de Promoção da Madeira, ao evento da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, verificamos que o valor de AVE das 418 publicações deste ano foi de 872 mil euros, quase o dobro dos 490 mil euros de 2019 (308 publicações), onde sobressaem o canal digital e a televisão. Em 2018 o valor foi de 489 mil euros (312 publicações) e, em 2017, foi de 281 mil euros (334 publicações). Além das regionais, foram monitorizadas várias publicações de alcance internacional e nacional, dinamizando, assim, a visibilidade em vários mercados emissores, como o Brasil, os Estados Unidos da América, Espanha e França.
Assim, os 872 mil euros de retorno deste ano apresentam um valor muito superior ao investimento que o Governo Regional fez nas Festas de Carnaval que, em 2020, foram na ordem dos 480 mil euros, constituindo um acréscimo de cerca de 30 mil euros face ao ano passado. De referir que em 2020 o Cortejo de sábado à noite não teve transmissão em direto por parte da televisão, tal como se verificou nos anos anteriores, facto que poderia ter contribuído para um valor ainda maior ao nível da notoriedade, alcance e valorização.

Outra nota de realce na análise tem a ver com a notoriedade do Carnaval, que tem refletido poucas alterações nos último quatro anos. Os dados mostram um alinhamento com 2019, com a particularidade de ser superior face aos anos de 2017 e 2018, que foram semelhantes, permitindo concluir que, não só foram veiculadas mais notícias sobre as festas de Carnaval, como a conotação e notoriedade das mesmas foram favoráveis, tanto referente ao evento como ao destino Madeira. Analisando a notoriedade nos diversos meios de comunicação, foi possível aferir que a média mais alta ao nível da notoriedade foi verificada nas publicações de alcance internacional.

O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, salienta que estes números vêm demonstrar, mais uma vez, que as festividades do Carnaval “são um sucesso” e que “fortalecem a aposta do Governo regional da Madeira nos grandes eventos, que, neste caso concreto do Carnaval, reforça a sua identidade e a sua imagem de marca entre os residentes e também junto dos estrangeiros que anualmente nos visitam com o intuito de estarem presentes”. No fundo, diz Eduardo Jesus, “revela eficiência no que é feito na procura constante em dar a conhecer isso mesmo, acrescentando valor e notoriedade”.  
O Carnaval decorreu entre os dias 19 de fevereiro e 1 de março e incluiu a Festa dos Compadres, em Santana, que começou no dia 13 de fevereiro, que, apesar de não ser um evento da SRTC, integra as Festas de Carnaval da Madeira.

Sem comentários