728x90_Home_Active Campaign ]]> - - - -

últimas notícias

Movimento portuário — 6.ª feira, 6 de março

O Spirit of Discovery atracado ao cais norte da Pontinha, aquando da sua escala inaugural no passado ano.
(Foto: Sérgio Ferreira)
O porto do Funchal nesta 8.ª feira, 6 de março, para além de contar com a presença do Mein Schiff Herz no cais sul da Pontinha, até às 14h00, e do iate de luxo motorizado Spirit, recebe pelas 07h00 o Spirit of Discovery que amarra ao cais norte.

Por: Paulo Gilberto Camacho

O Spirit of Discovery, procedente de Southampton (Inglaterra), está agenciado por Blatas, Lda. e fará uma escala de 10 horas. Como tal, às 17h00 largará rumo a Santa Cruz de Tenerife (Canárias).
O Spirit of Discovery, construído nos estaleiros alemães Meyer Werft - Papenburg, foi lançado à água em 2019. Desloca 58.119t de peso bruto, mede 236,70m de comprimento por 31,20m de boca (largura) e o seu calado situa-se nos 7,6m. Navega com bandeira do Reino Unido. No decorrer deste ano 2020 deverá ter como irmão-gémeo o Spirit of Adventure.

O clássico iate motorizado britânico Paloma, na sua última passagem pelo Funchal.
(Foto: Arquivo APRAM)
Cerca das 17h00, o iate Paloma chega ao Funchal para se manter em fundeadouro até às 17h00 do próximo domingo, dia 8. É proveniente de Sint Maarten (Antilhas Holandesas) e tem como destino o porto de Gibraltar. A JFM Shipping, Lda. detém o seu agenciamento.
O Paloma é um iate de luxo motorizado que foi construído em 1965. Daí a sua arquitectura clássica. Estando registado no porto inglês de Southampton, navega com bandeira do Reino Unido. Desloca 617t de peso bruto, 151t de peso morto e mede 60,1m de comprimento por 8,85m de boca (largura), estando o seu calado situado nos 2,9m.

O Mein Schiff Herz, após o cumprimento de mais um “turn-around” no Funchal, rumará a Santa Cruz de La Palma.
(Foto: Mário Camacho)
Como no início deste apontamento informativo fizemos referência, o Mein Schiff Herz que chegou na passada 4.ª feira, pelas 13h00, de Ponta Delgada (S. Miguel, Açores), continua no cais sul da Pontinha a cumprir mais um “turn-around” (entrada e saída de passageiros). Esta operação termina às 14h00 de hoje, rumando depois a Santa Cruz de La Palma (Canárias).

O Spirit na sua aproximação ao Funchal, quando ontem pelas 17h00 passava frente à Fajã dos Padres.
(Foto: Sérgio Ferreira)
Também como ontem anunciámos, o iate de luxo Spirit encontra-se amarrado ao cais sul desde as 19h00 de ontem.
Este iate está agenciado por parte de JFM Shipping, Lda. Veio de uma viagem transatlântica desde Falmouth (Antigua) e a sua estadia na Pontinha estende-se até às 14h00 deste sábado. Terá como destino final o porto de La Ciotat (Marselha, França) onde ficará posicionado na próxima primavera/verão de 2020.
O porta-contentores Pengalia chega pelas 07h15 ao Caniçal com carga de Lisboa.
(Foto: MarineTraffic)

Por fim, referência para a chegada do Pengalia ao Caniçal, amarrando ao cais norte por volta das 07h15. Traz carga de Lisboa e a sua operação de carga/descarga deverá terminar pelas 23h59 de hoje, regressando depois ao porto de origem. Está agenciado pela PMAR Navegação, Lda.
O Pengalia é um porta-contentores que navega com bandeira de Chipre, estando registado no porto de Limassol. Construído em 2008 pelos estaleiros Sainty Yangzhou Shipbuilding (China) tem como proprietária e operadora a Marlow Navigation Limassol. Desloca 7.545t de peso bruto, mede 129m de comprimento por 20m de boca (largura). O seu calado actual situa-se nos 7,4m.

Sem comentários