Movimento portuário — 6.ª feira, 6 de dezembro
![]() |
O Marella Discovery 2 empresta hoje todo o seu colorido e beleza na decoração do cais sul da Pontinha. (Foto: Arquivo APRAM) |
Nesta 6.ª feira, 6 de dezembro, o porto do Funchal continua a animar-se com a presença de mais um navio de cruzeiros. Desta feita, contamos com o Marella Discovery 2. A fazer-lhe companhia estará o clássico veleiro português Santa Maria Manuela.
Por: Paulo Gilberto Camacho
Assim, pelas 07h00, o Marella Discovery 2 amarra ao cais sul, procedente de Gibraltar para uma escala de dez horas. Como tal, soltará amarras pelas 17h00, para uma viagem transatlântica até Saint John’s (Antigua e Barbuda). O seu agenciamento está a cargo da Ferraz, Lda.
Estando, presentemente, ao serviço da Marella Cruises – UK, entrou ao serviço em 1995 sendo construído em França pelos Chantiers de l’Atlantique. Desloca 69.472t de peso bruto, mede 264,30m de comprimento por 32,20 de boca (largura) e 8,07m de calado. Navega com bandeira de Malta. O seu primeiro nome foi Legend of the Seas quando pertencia à Royal Caribbean e o seu anterior nome era Tui Discovery 2, quando operava para a Thomson Cruises.
![]() |
O veleiro Santa Maria Manuela permanecerá na Pontinha até às 12h00 do próximo domingo. (Foto: Bruno Camacho) |
O Santa Maria Manuela é um veleiro português de quatro mastros. Originalmente, um navio de pesca da Frota Branca Portuguesa, é agora utilizado como formação marítima e navio de cruzeiro, pertencente ao Grupo Jerónimo Martins. Construído em Lisboa, foi lançado à água em 1937, mede 67m de comprimento por 9,9m de boca (largura) e o seu calado situa-se nos 4,3m. Desloca 607t brutas. Tem como navio irmão, o Creoula da Marinha Portuguesa.
Sem comentários