728x90_Home_Active Campaign ]]> - - - -

últimas notícias

Movimento portuário — 5.ª feira, 14 de novembro

O Gulden Leeuw está hoje de novo no Funchal para uma escala até o próximo dia 18 de novembro.
(Foto: Arquivo APRAM)
Hoje 5.ª feira, 14 de novembro, o porto do Funchal recebe o emblemático veleiro de instrução holandês Gulden Leeuw (“Leão Dourado“) que regressa pelo segundo ano consecutivo à Madeira, para uma escala de 4 dias, de 14 e 18 de Novembro.

Por: Paulo Gilberto Camacho

Procedente de Agadir (Marrocos), amarra ao cais norte da Pontinha, pelas 10h00, ficando agenciado pela Transinsular-Madeira, Lda. A sua saída está prevista para as 10h00 da próxima 2.ª feira, rumando depois a Dakar (Senegal).
A bordo segue a tripulação da organização canadiana ”Class Afloat”, composta por 68 alunos do ensino superior e secundário de dez nacionalidades diferentes, que se encontram a completar um ano lectivo a bordo, durante o qual aprendem a velejar o navio.
O Gulden Leeuw é um veleiro de três mastros que navega com bandeira holandesa (Países Baixos), tendo sido construído em 1937. Desloca 487t de peso bruto, mede 57m de comprimento total por 9m de boca (largura) e o seu calado actual situa-se nos 4,2m.
Momento em que o superiate Aquarius do bilionário americano Steve Wynn, andava a pairar na baía do Funchal.
(Foto: Mário Camacho)
Quanto ao megaiate Aquarius que deveria estar atracado no cais sul da Pontinha, como ontem informámos, o mesmo não atracou. Pairou para cá e para lá na baía a partir das 10h00 e, por alguma razão, não o atracaram aquando da sua chegada, acabando o megaiate por prosseguir viagem rumo a Palm Beach (Florida, EUA).

O Pantonio chega hoje pelo final do dia ao Caniçal com carga de Lisboa.
(Foto: Mário Camacho)

No entretanto, ao cais norte do porto comercial do Caniçal, pelas 23h00, o porta-contentores Pantonio deverá marcar presença com carga de Lisboa. Agenciado pela PMAR Navegação, Lda., a sua operação de carga/descarga deverá estar terminada pelas 17h00 de sábado, regressando o navio ao porto de origem.
O Pantonio é um porta-contentores construído em 2007 que navega com bandeira de Chipre. O seu porto de registo é Limassol. Desloca 7.545t de peso bruto, 8.153t de peso morto e mede 129,66m de comprimento por 20,83m de boca (largura) e o seu calado actual é de 6,6m.

Sem comentários