728x90_Home_Active Campaign ]]> - - - -

últimas notícias

Movimento portuário — sábado, 12 de outubro

O elegante Sapphire Princess volta hoje ao porto do Funchal.
(Foto: Iria Aguiar)
Este sábado, 12 de outubro, amanhece com o Funchal a receber dois fabulosos navios de cruzeiro: o Sapphire Princess e o Independence of the Seas que decorarão o cais sul da Pontinha até ao final da tarde.

Por: Paulo Gilberto Camacho

Com amarração prevista para as 07h15, o Sapphire Princess é proveniente de Vigo (Galiza, Espanha) e terá agenciamento garantido pela Blatas, Lda. Pelas 18h00 soltará amarras a fim de prosseguir o seu cruzeiro, rumo a Santa Cruz de Tenerife (Canárias).
O Sapphire Princess construído em 2004 nos estaleiros japoneses Mitsubishi Heavy Industries, é propriedade da Carnival e opera para a Princess Cruises. Navegando com bandeira do Reino Unido, desloca 115.875t de peso bruto, mede 290m de comprimento por 37,75m de boca (largura) e o seu calado está situado nos 8,5m.
Esbelto e luminoso, o Independence of the Seas decora hoje o cais sul da Pontinha.
(Foto: Mafalda Camacho)
Uma hora depois, pelas 08h15, o Independence of the Seas amarra igualmente ao cais sul, procedente de La Coruña (Galiza, Espanha). Às 17h00, soltará amarras para rumar também a Santa Cruz de Tenerife (Canárias). A JFM Shipping, Lda. detém o seu agenciamento.

Este navio da Royal Caribbean International, construído em 2008 pelos estaleiros finlandeses de Aker Yards, desloca 154.407t de peso bruto, mede 338,77m de comprimento por 38,60m de boca (largura). O seu calado está situado nos 9m. Tem como irmão-gémeo o Liberty of the Seas e navega com bandeira das Bahamas.
Navegando com bandeira italiana, o Maria Laura chega hoje ao Caniçal com combustível de Sines.
(Foto: MarineTraffic)

Por sua vez, no terminal de combustíveis da CLCM, no Caniçal, é esperado pelas 17h00, o Maria Laura com combustível líquido que traz de Sines. Iniciada a sua amarração às bóias de suporte, o navio procederá à descarga de combustível, tarefa esta que deverá demorar até às 08h30 de 2.ª feira, regressando depois ao porto de origem. Está agenciado por JFM Shipping, Lda.
O Maria Laura é um navio-tanque de combustíveis líquidos que navega com bandeira italiana. Construído em 2009, desloca 11.836t de peso bruto e 17.011t de peso morto. Mede 144,05m de comprimento por 23m de boca (largura) e o seu calado actual situa-se nos 8,8m.

Sem comentários