Movimento portuário — 5.ª feira, 10 de outubro
O Santa Maria Manuela volta a estar no Funchal, fazendo uma escala com duas pernoitas. (Foto: Arquivo APRAM) |
O porto do Funchal recebe nesta 5.ª feira, 10 de outubro, a visita do emblemático veleiro português Santa Maria Manuela e assinala a escala inaugural do Hanseatic Nature, lançado à água no corrente ano de 2019.
Por: Paulo Gilberto Camacho
O Santa Maria Manuela, que está agenciado por Blatas, Lda., amarra ao cais sul da Pontinha pelas 08h00, procedente de Lisboa. Aí permanecerá até às 05h00 do próximo sábado, dia 12, para depois rumar ao alto mar/porto desconhecido.
O Santa Maria Manuela é um veleiro português de quatro mastros. Originalmente, um navio de pesca da Frota Branca Portuguesa, é agora utilizado como formação marítima e navio de cruzeiro, pertencente ao Grupo Jerónimo Martins. Construído em Lisboa, foi lançado à água em 1937, mede 67m de comprimento por 9,9m de boca (largura). Desloca 607t brutas. É o navio irmão do Creoula da Marinha Portuguesa.
O Hanseatic Nature faz hoje escala inaugural no Funchal, com pernoita. (Foto: MarineTraffic) |
Como é hábito em estreias nas escalas de navios no Funchal, decorrerá uma cerimónia de boas-vindas, a bordo, com troca de lembranças entre as entidades portuárias, o CEN e o comandante do navio.
O Hanseatic Nature é um navio que opera para a Hapag-Lloyd Expedition Cruises (alemã), subsidiária da TUI. Lançado à água em 2019, foi construído nos estaleiros Vard Yards (Noruega). Desloca 15.726t de peso bruto, mede 139m de comprimento por 22,28m de boca (largura) e o seu calado está situado nos 5,7m. Navega com bandeira das Bahamas.
O porta-contentores Pantonio chega hoje ao Caniçal, com carga de Lisboa. (Foto: Mário Camacho) |
O Pantonio é um porta-contentores construído em 2007 que navega com bandeira de Chipre. O seu porto de registo é Limassol. Desloca 7.545t de peso bruto, 8.153t de peso morto e mede 129,66m de comprimento por 20,83m de boca (Largura) e o seu calado actual é de 6,6m.
Sem comentários