728x90_Home_Active Campaign ]]> - - - -

últimas notícias

Movimento portuário — domingo, 13 de outubro

O soberbo Queen Victoria domina, neste domingo, parte do cais sul da Pontinha.
(Foto: João Firmino Sousa)

Neste domingo, 13 de outubro, o porto do Funchal recebe mais um soberbo navio de cruzeiros para decorar o cais sul da Pontinha. Quando este abandonar o cais, um veleiro emblemático de quatro mastros tomará o seu lugar.

Por: Paulo Gilberto Camacho

Assim, pelas 07h00, o Queen Victoria procedente de Southampton (Inglaterra), faz a sua amarração para uma estadia no Funchal até às 16h45. Prosseguirá o seu cruzeiro rumo a Santa Cruz de La Palma (Canárias). O seu agenciamento está a cargo de Blatas, Lda.
Tendo entrado ao serviço em 2007 e sofrido remodelações em 2015/17, este navio construído nos estaleiros italianos de Fincantieri Shipyards desloca 90.049t de peso bruto e mede 294m de comprimento por 32,26m de boca (largura). O seu calado situa-se nos 8m. Navega com bandeira das Bermudas e opera para a Cunard Line, Ltd. – UK.
Procedente do alto mar, o Santa Maria Manuela regressa à Pontinha para uma escala até 3.ª feira à tarde.
(Foto: Arquivo APRAM)

Como acima fizemos referência, à hora de saída do Queen Victoria (16h45), o veleiro português Santa Maria Manuela faz acostagem ao cais sul da Pontinha, procedente do alto mar. Agenciado por Blatas, Lda., aí ficará até às 18h00 do próximo dia 15, para depois regressar novamente ao alto mar.
Recordando o seu perfil, o Santa Maria Manuela é um veleiro português de quatro mastros. Originalmente, um navio de pesca da Frota Branca Portuguesa, é agora utilizado como formação marítima e navio de cruzeiro, pertencente ao Grupo Jerónimo Martins. Construído em Lisboa, foi lançado à água em 1937, mede 67m de comprimento por 9,9m de boca (largura) e o seu calado situa-se nos 4,3m. Desloca 607t brutas. Tem como navio irmão, o Creoula da Marinha Portuguesa.
 


Sem comentários