728x90_Home_Active Campaign ]]> - - - -

últimas notícias

Movimento portuário — 3.ª feira, 16 de julho

O Fugro Scout que vem de Dakar, faz uma escala no Funchal antes de prosseguir viagem rumo a Falmouth.
Foto: (MarineTraffic)
Nesta 3.ª feira, 16 de julho, o porto do Funchal recebe dois típicos navios que farão escala de reabastecimento no cais sul da Pontinha: o Fugro Scout e o Grayhound.

Por: Paulo Gilberto Camacho

O Fugro Scout amarra pelas 06h00, proveniente de Dakar (Senegal). Com agenciamento garantido pela Transinsular-Madeira, Lda., a sua estadia prolongar-se-á até às 16h30, rumando depois a Falmouth (Jamaica).
O Fugro Scout é um navio oceanográfico de pesquisa e perfuração geotécnica disponível para uso na indústria de energia offshore como instalação de cabos eólicos marítimos. Navegando actualmente com bandeira de Singapura, desloca 4.641t de peso bruto, 3.000t de peso morto e mede 82,94m de comprimento por 19,81m de boca (largura) e o seu esboço (calado) actual é de 6m. Foi construído em Tehma Shipyard, na Índia e entrou ao serviço em 2015.
O Grayhound, após uma curta escala no Funchal, rumará a Ponta Delgada (S. Miguel).
Foto: (MarineTraffic)
Pelas 08h00, o lugre veleiro Grayhound faz acostagem também aos cais sul da Pontinha, estando agenciado, igualmente, pela Transinsular-Madeira, Lda. Vem do Porto e, pelas 15h00, largará rumo a Ponta Delgada (S. Miguel, Açores).

Dos poucos dados que sabemos do Grayhound é que navega com bandeira do Reino Unidos e é uma réplica concebida entre 2010 e 2012 de um lugre de três mastros do século XVIII, com igual nome, que operava entre a Bretanha francesa e Inglaterra para transporte de pipas de vinho. Hoje serve de treino de mar e viagens de lazer para famílias, operando preferencialmente nas Caraíbas.
O Funchalense 5 chega ao Porto Santo, pelas 19h30, para depois rumar a Leixões.
Foto: (MarineTraffic)

Por fim, referência para a chegada do Funchalense 5 ao Porto Santo, pelas 19h30, a fim de reabastecer a “ilha dourada”.
Procedente do Caniçal e atracado ao molhe principal, o navio que está agenciado por PMAR Navegação, Lda., deverá dar por concluída a sua tarefa portuária de car/descarga pelas 23h59 do mesmo dia, rumando depois a Leixões.
O Funchalense 5, pertencente à Empresa de Navegação Madeirense, é um navio de carga geral construído em 2009/2010 que navega com bandeira portuguesa. Desloca 7.532t de peso bruto, 8.279t de peso morto e mede 126,78m de comprimento por 20,49m de boca (largura) e o seu rascunho actual é de 7,4m.

Sem comentários