728x90_Home_Active Campaign ]]> - - - -

últimas notícias

Movimento portuário — sábado, 18 de maio

O Deutschland chega ao Funchal pelas 17h00, após escala de sete horas em fundeadouro, no Porto Santo.
(Foto: Paulo Camacho)
Para este sábado, 18 de maio, contamos com as escalas do Deutschland, respectivamente, no Porto Santo e no Funchal, assim como a chegada do navio hidrográfico NRP Almirante Gago Coutinho que vem investigar nos mares da Madeira, em princípio, até às 18h00 do próximo dia 25 do mês em curso.

Por: Paulo Gilberto Camacho

Assim, o Deutschland chega ao Porto Santo pelas 07h00, onde ficará em fundeadouro até às 14h00, proveniente de Portland (Inglaterra). Agenciado por Blatas, Lda. prosseguirá viagem rumo ao Funchal, onde deverá chegar por volta das 17h00, amarrando ao cais norte da Pontinha. Às 13h00 deste domingo largará rumo a Sevilha (Andaluzia, Espanha).
O Deutschland foi construído nos estaleiros alemães Howaldtsweke em Hambugo e lançado à água em 1998. Desloca 22.946t de peso bruto e mede 175,49m de comprimento por 23m de boca (largura). O seu calado actual situa-se nos 5,8m. É propriedade da Delos Shipping Dalas – USA/Greece e opera para a Semester at Sea (USA) ou a Phoenix Seereisen (Alemanha) consoante a época do ano. Nesta viagem opera para a Phoenix Seereisen. Já foi conhecido por World Odyssey e navega com bandeira das Bahamas.
O NRP Almirante Gago Coutinho, numa das suas escalas pelo Funchal, amarrado ao cais norte.
(Foto: Arquivo APRAM)
No porto do Funchal, porém, logo às 07h00, o navio hidrográfico da Marinha Portuguesa, NRP Almirante Gago Coutinho, faz a sua amarração ao cais sul da Pontinha onde deverá ficar posicionado até às 18h00 do dia 25 de maio, entremeando com eventuais saídas de pesquisa e investigação marítima na área de jurisdição portuguesa da nossa Região Autónoma. Estará agenciado pela Autoridade Marítima. Vem de Lisboa e para lá regressará após a sua missão de âmbito científico-marítimo.
O NRP Almirante Gago Coutinho foi construído nos Estados Unidos da América pela Tacoma Boat Company, tendo sido lançado à água em Janeiro de 1985, com o nome de USNS
Assurance.
Construído como navio de vigilância e detecção submarina, enquanto esteve ao serviço da marinha americana, tinha por principal tarefa a recolha de informação acústica em áreas
oceânicas localizadas nas rotas dos submarinos da frota soviética, utilizando um sistema de hidrofones rebocados.
Desactivado em 1995, o navio foi transferido para a marinha de Guerra Portuguesa em 30 de Setembro de 1999. Após a chegada a Portugal, passou ao estado de desarmado a aguardar financiamento para a instalação de equipamentos e conversão em navio hidrográfico. Em Maio de 2007, após um ano e meio de fabricos terminou o processo de conversão num moderno navio hidrográfico, com as seguintes características gerais: 68,3m de comprimento por 13,1m de boca (largura) e 5,6m de calado. Desloca 2285t de peso bruto.

Sem comentários