728x90_Home_Active Campaign ]]> - - - -

últimas notícias

Movimento portuário — 3.ª feira, 28 de maio

Procedente de Fort Lauderdale (Florida), o superiate Felix ficará entre nós até 1 de junho.
(Foto: MarineTraffic)
Nesta 3.ª feira, 28 de maio, o porto de cruzeiros do Funchal, o porto comercial do Caniçal, o molhe principal do Porto Santo e o terminal cimenteiro dos Socorridos recebem, respectivamente, os seguintes navios: o superiate motorizado Felix, o porta-contentores Max Stability, o navio-tanque Nivaria e o cimenteiro Cement Trader.

Por: Paulo Gilberto Camacho

O superiate motorizado Felix chega ao Funchal pelas 18h00, proveniente de Fort Lauderdale (Florida, EUA) e fica amarrado ao cais sul da Pontinha até às 18h00 do próximo dia 1 de junho. A essa hora, soltará amarras para rumar a Gibraltar onde deverá ficar posicionado durante o próximo verão. O seu agenciamento está a cargo de JFM Shipping, Lda.
Tendo sido construído em 1969 como navio de pesquisa, ostentando o nome de Komet, foi convertido, posteriormente, em superiate de luxo em 2004, nos estaleiros alemães Amadeus Yachts, usando vários nomes, até ao actual. Navega com bandeira das Ilhas Caimão e está registado no porto de George Town. Desloca 1.622t de peso bruto, mede 70m de comprimento por 12m de boca (largura) e o seu calado actual situa-se nos 4,2m.
O Max Stability chega ao Caniçal, pela tarde, com carga de Leixões.
(Foto: MarineTraffic)
No porto comercial do Caniçal, o porta-contentores Max Stability atraca ao cais norte, pelas 17h30, com carga de Leixões. Agenciado pela Transinsular-Madeira, Lda., o navio prolongará a sua operação de carga/descarga até às 23h59 do dia seguinte, rumando depois a Lisboa.

O Max Stability entrou ao serviço em 2006, desloca 7.532t de peso bruto, 3.553t de peso líquido e 8.723t de peso morto. Mede 127m de comprimento por 20m de boca (largura) e o seu rascunho actual (calado) é de 5,6m. Navega com bandeira de Malta.
Depois de ter reabastecido o terminal da CLCM no Caniçal, o Nivaria faz idêntica operação no Porto Santo.
(Foto: MarineTraffic)
No entanto, pelas 15h00, o navio-tanque Nivaria chega ao Porto Santo, procedente do terminal de combustíveis da CLCM no Caniçal, onde chegou ontem pelas 18h00, de Sines e pelas 08h30 de hoje rumou à “ilha dourada”. Amarrando ao molhe principal, fará a descarga de combustível e, pelas 01h00 de 4.ª feira, regressará a Sines. O seu agenciamento está a cargo de PMAR Navegação, Lda.

O Nivaria é um navio tanque com bandeira de Espanha que foi construído nos estaleiros RMK Marine Shipyard Istanbul (Turquia), tendo entrado ao serviço em 2004. Desloca 2.815t de peso bruto e mede 96,61m de comprimento por 14,2m de boca (largura), estando o seu calado actual situado nos 6,2m.
O Cement Trader chega pela tarde aos Socorridos, proveniente de Setúbal.
(Foto: Marco Jarimba)

Por fim, com destino ao terminal cimenteiro dos Socorridos, é esperado pelas 19h30, o Cement Trader proveniente de Setúbal. Estando agenciado pela Transinsular-Madeira, Lda. e amarrado às bóias de suporte, o navio fará a descarga de cimento para os silos de armazenagem até às 13h30 da próxima 5.ª feira, regressando depois ao porto de origem.
Construído em 1980, o Cement Trader navega com bandeira de Antigua e Barbuda. Desloca 3.993t de peso bruto, 1.648 tons de peso líquido e 6.392 tons de peso morto. Mede 106m de comprimento por 15m de boca (largura) e o seu rascunho actual é de 7,2m.

Sem comentários