728x90_Home_Active Campaign ]]> - - - -

últimas notícias

Movimento portuário — 3.ª feira, 14 de maio

O Santa Maria Manuela volta a escalar o porto do Funchal com pernoita.
(Foto: Bruno Camacho)
Nesta 3.ª feira, 14 de maio, o porto do Funchal recebe o veleiro português Santa Maria Manuela para uma escala com pernoita. Por outro lado, no porto comercial do Caniçal, o Karina C e o Atlantic Horizon chegam com carga.

Por: Paulo Gilberto Camacho

O Santa Maria Manuela chega ao Funchal pelas 15h00, amarrando de seguida ao cais sul da Pontinha. Agenciado por Blatas, Lda., prolongará a sua estadia até às 18h00 do dia seguinte, rumando depois ao alto mar.
O Santa Maria Manuela é um veleiro português de quatro mastros. Originalmente, um navio de pesca da Frota Branca Portuguesa, é agora utilizado como formação marítima e navio de cruzeiro, pertencente ao Grupo Jerónimo Martins. Construído em Lisboa, foi lançado à água em 1937, mede 67m de comprimento por 9,9m de boca (largura) e o seu calado situa-se nos 4,3m. Desloca 607t brutas. É o navio irmão do Creoula da Marinha Portuguesa.
De La Rochelle (França), chega ao Caniçal pelas 07h00, o navio ode carga geral Karina C.
(Foto: MarineTraffic)
Como atrás referimos, o Karina C chega ao Caniçal com carga, pelas 07h00. Vem de La Rochelle (França), está agenciado por Portmar, Lda. e, após terminada a operação de descarga no cais norte, rumará ao alto mar pelas 23h59 do dia 17 do corrente mês.

O Karina C é um navio de carga geral. A sua construção foi concluída em 2010 e, navegando com bandeira do Reino Unido, desloca 4.151t de peso bruto e 7.000t de peso morto. Mede 107m de comprimento por 16m de boca (largura) e o seu rascunho actual é de 6,6m.
O porta-contentores Atlantic Horizon, com bandeira de Chipre, chega hoje ao Caniçal.
(Foto: MarineTraffic)

Por fim, igualmente no Caniçal, o Atlantic Horizon chega por volta das 13h00, atracando ao cais sul. Agenciado por JFM Shipping, Lda., deverá dar por terminada a sua tarefa de descarga de mercadoria, pelas 23h59 da próxima 6.ª feira, zarpando depois para o alto mar.
O Atlantic Horizon é um porta-contentores lançado à água em 2006 e que navega com bandeira de Chipre. Está registado no porto de Limassol. Deslocando 3.990t de peso bruto, mede 110,78m de comprimento por 14m de boca (largura), estando o seu rascunho (calado) situado nos 5,4m.

Sem comentários