Movimento portuário — domingo, 3 de março
O imponente Mein Schiff 2 domina a Pontinha desde as 23h00 de ontem até às 14h00 de amanhã. (Foto: Iria Aguiar) |
Este domingo, 3 de março, apresenta-nos no cais sul da Pontinha, dois belíssimos e modernos navios de cruzeiro e um superiate. A saber: o Mein Schiff 2 (novo) que amarrou ontem pelas 23h00, procedente de Las Palmas de Gran Canaria e que prolonga a sua estadia até às 14h00 de manhã, como já fizemos referência neste espaço informativo, o Norwegian Spirit e o superiate Kismet. No terminal cimenteiro dos Socorridos é esperado oo Roaz.
Por: Paulo Gilberto Camacho
A elegância do Norwegian Spirit volta a emprestar beleza ao cais sul, neste domingo. (Foto: Bruno Camacho) |
Com chegada prevista para as 07h00 e consequente amarração, o Norwegian Spirit que é proveniente de Santa Cruz de Tenerife (Canárias), tem o seu agenciamento garantido por JFM Shipping, Lda. Assim, pelas 16h00 soltará amarras para depois rumar a Málaga (Andaluzia, Espanha).
O Norwegian Spirit que opera para a Norwegian Cruises Line - USA, foi construído nos estaleiros alemães Meyer Werft, tendo sido lançado à água em 1998. Sofreu remodelações em 2004/2008. Desloca 75.904t de peso bruto e mede 268,60m de comprimento por 32,20 de boca (largura). O seu calado é de 8,3m. Navega com bandeira das Bahamas. Tem como irmão-gémeo o Super StarVirgo.
O superiate KIsmet faz hoje uma escala de 10 horas no Funchal. (Foto: Arquivo APRAM) |
Pelas 09h00, o Kismet proveniente de Miami (Florida, EUA), atraca ao cais sul. Agenciado por Blatas, Lda., a sua escala irá até às 19h00 para depois rumar a Schacht Audorf (Alemanha).
O Kismet foi construído pela Lurssen Shipyard (Alemanha) em 2014. Mede 95,2m de comprimento por 13,8m de boca (largura) e 3,8m de calado. Navega com bandeira das Ilhas Caimão e é propriedade do bilionário americano-paquistanês Shahid Khan, proprietário do clube inglês da Premier League, o Fulham.
Com cimento de Setúbal o Roaz é esperado nos Socorridos pelas 16h00 de hoje. (Foto: MarineTraffic) |
Por volta das 16h00 deverá chegar ao terminal dos Socorridos o navio cimenteiro Roaz, proveniente de Setúbal. Amarrado às bóias de segurança, o navio deverá dar início de seguida à descarga de cimento, estando agenciado pela Transinsular-Madeira, Lda. Esta operação deverá prolongar-se até às 20h00 de 3.ª feira, regressando depois ao porto de origem.
O Roaz é um navio cimenteiro português registado no MAR (Madeira) que desloca 2.169t de peso bruto, mede 82m de comprimento por 13m de boca (largura), tendo sido lançado à água em 1991. O seu calado actual é de 5,7m.
Sem comentários