Movimento portuário — domingo, 8 de julho
![]() |
O navio de carga geral Claire, com bandeira holandesa, ficará no Caniçal até 4.ª feira próxima. (Foto: MarineTraffic) |
Por: Paulo Gilberto Camacho
Assim, pelas 10h30, amarra ao cais norte o cargueiro Claire que vem de Les Sables d’Olonne (Baía de Biscaia na França). A sua estadia demorará até as 23h59 do próximo dia 11 de julho, 4.ª feira, seguindo depois rumo ao alto mar. O seu agenciamento está a cargo de Portmar — Agência de Navegação, Lda.
O Claire é um navio de carga geral construído em 2013 e que navega com bandeira dos Países Baixos (Holanda). Desloca 2.984 tons de peso bruto e 4.450 tons de peso morto. Mede 90m de comprimento por 14m de boca (largura) e 6,2m de calado (Rascunho actual).
![]() |
O Ponta do Sol chega ao Caniçal, pelas 11h00, com carga de Ponta Delgada (Açores). (Foto: MarineTraffic) |
Um pouco depois, pelas 11h00, o Ponta do Sol amarra também no cais norte, procedente de Ponta Delgada (S. Miguel, Açores). Com agenciamento garantido pela Transinsular-Madeira, Lda., o navio deverá largar rumo a Lisboa pelas 17h00 desta 2.ª feira.
Construído em 1997, este navio de carga da Transinsular tem de arqueação bruta 4.115t, arqueação líquida, 2005t e dispõe de 2 gruas de 35t. Mede 100,62m de comprimento por 16,20 de largura e 6,39m de calado. Navega com bandeira da Região Autónoma da Madeira.
Sem comentários