Dia do Porto do Funchal comemorado ontem
O catamarã Prazer do Mar foi um dos meios de transporte marítimo dos convidados. |
Registo fotográfico da visita à sede do Clube de Entusiastas de Navios na Pontinha. |
Foi oferecido um pequeno lanche aos convidados presentes. |
Momento da exibição festiva dos rebocadores Passos Gouveia e Ponta do Pargo. |
Lígia Correia, presidente do CA da APRAM, disse que em 2017 aportou ao Funchal mais de meio milhão de visitantes. |
O presidente do GR, Dr. Miguel Albuquerque anunciou que, no próximo mandato, a Pontinha será aumentada 400m. |
Momento em que se cantava os parabéns pelo aniversário do Porto do Funchal. |
Pormenor do bolo de aniversário. |
Texto e Fotos: Paulo Gilberto Camacho
Do programa das comemorações constava, entre outros acontecimentos, a abertura ao público da Gare Marítima onde iriam decorrer as cerimónias comemorativas da efeméride. Alguns cidadãos convidados fizeram a travessia entre o cais da cidade e a Pontinha em catamarã disponibilizado pela APRAM.
Recebidos pela assessora de imprensa da APRAM, a jornalista Ana Gouveia, foram encaminhados para o Clube de Entusiastas de Navios onde ela fez uma pequena apresentação, logo seguida da cabal descrição do funcionamento do referido clube e dos seus objectivos, pelo seu presidente, Prof. Lídio Araújo.
De seguida, foi servido um pequeno lanche aos presentes no restaurante-bar adjacente. Aí, a presidente do Conselho de Administração da APRAM, Dr.ª Lígia Correia, deu as boas-vindas aos presentes, agradecendo-lhes a integração no evento.
Cerca das 17h15, da varanda da Gare Marítima foi dado ver a exibição dos rebocadores Ponta de Pargo e Passos de Gouveia a apitarem e a lançarem jactos de água. Pelas 17h30 deu-se início à cerimónia oficial da efeméride com o discurso da presidente da APRAM, Dr.ª Lígia Correia que, depois de historiar um pouco do porto do Funchal, realçou o facto de o mesmo ter sido frequentado no passado ano por mais de meio milhão de visitantes que aportaram à Região, relevando também o trabalho meritório dos seus recursos humanos que contribuíram para tal.
Na sequência das suas palavras, o presidente do Governo Regional, agradeceu esse contributo para a economia da Região, prometendo todo o apoio governamental a esta instituição, bem como a promessa de que, no seu próximo mandato, irá pôr em execução o projecto de ampliação do molhe da Pontinha em mais 400m, criando assim outras condições de segurança e operacionalidade ao porto do Funchal.
Seguiu-se o momento de entrega de placas comemorativas de anos de serviço a 21 colaboradores da APRAM, o partir do bolo e consequente convívio, terminando esta celebração com a exibição musical dos Xarabanda.
Sem comentários