Navio de cruzeiros e Sagres dão mais encanto ao Porto Santo
Os passageiros do Deutschland foram bem acolhidos no porto de abrigo
📷 Tito Neves 📷
|
O Porto Santo teve hoje as presenças do navio de cruzeiros Deutschland, e do navio-escola Sagres, da Marinha Portuguesa. Ambos fundearam e, basicamente, estiveram na “Ilha Dourada” durante a manhã.
por Paulo Camacho
Os passageiros vieram até terra e regressaram ao navio nos salva-vidas
📷 Tito Neves 📷
|
Os passageiros do Deutschland ainda tiveram oportunidade de visitar a ilha através dos barcos salva-vidas que o navio colocou no mar para fazer a pequena viagem até o porto de abrigo.
Nesta viagem, o navio, que veio da cidade de Ponta Delgada, em São Miguel, Açores, traz a bordo 485 passageiros e 284 tripulantes. Chegou pelas 06h00 e saiu pelas 13h00.
O"bailado" do Deutschland enquanto esteve fundeado no Porto Santo |
Depois de estar fundeado na baía do Porto Santo, num autêntico bailado, não pelo estado do mar mas sim pelo constante movimento, conforme se pode nesta imagem, o paquete rumou à Madeira, onde atracou antes das 17 horas. Por cá vai estar até amanhã, até sensivelmente a mesma hora, altura em que zarpa para La Palma, em Canárias.
Sagres até o dia 3
O navio-escola Sagres esta manhã fundeado na "Ilha dourada"
📷 Tito Neves 📷
|
Em relação à Sagres, chegou ao Porto Santo pelas 07h00 e rumou à Madeira cerca das 11h30. O navio escola atraca no Porto do Funchal pelas 19 horas de hoje, onde irá permanecer até o próximo dia 3, altura em vai atravessar o Atlântico até Filadélfia, nos Estados Unidos da América. Ali ficará entre 24 e 28 de maio e vai participar no Tallships Festival 2018 na companhia de outros veleiros convidados.
De seguida, a Sagres irá participar num conjunto de atividades integradas no “Mês de Portugal”, escalando os portos de Newark, Nova Iorque, Newport e Boston, onde irá receber, entre outras entidades, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nos eventos relativos à comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e ao Dia de Defesa Nacional.
Embarque de cadetes em Miami
Ainda por ocasião do “Mês de Portugal” a Sagres irá visitar o porto de Halifax no Canadá, rumando de seguida para sul com destino à cidade de Miami (EUA) onde irá, a 2 de julho, receber os cadetes do 2.º ano da Escola Naval, do curso Capitão-tenente Raúl Alexandre Cascais.
Já em viagem de instrução, a Sagres fará escala em Cartagena das Índias (Colômbia) e Curaçao (Antilhas Holandesas) juntando-se aos eventos do Velas Latino-America 2018, onde entre outros acontecimentos, se comemoram os 200 anos da Marinha do Chile e os 50 anos do navio-escola Gloria da Armada da Colômbia.
Açores no regresso a Portugal
A presente grande viagem do navio-escola da Marinha Portuguesa
📷 Marinha Portuguesa 📷
|
A 26 de julho, o navio irá iniciar a travessia atlântica de regresso a águas nacionais, estando previsto atracar na Praia da Vitória, na ilha Terceira, Açores, a 18 de agosto, onde irá desembarcar os cadetes do 2.º ano e embarcar os cadetes do 1.º ano do curso Capitão-de-mar-e-guerra Monteiro de Barros.
Depois de escalar Ponta Delgada, em São Miguel, Açores, a Sagres irá ainda participar nas comemorações do dia da cidade de Faro, no sul do território continental, antes de regressar a Lisboa, onde está previsto atracar a 9 de setembro.
A par da instrução dos cadetes da Escola Naval, o navio-escola Sagres leva um pouco de Portugal aos portugueses da diáspora, contribuindo para o estreitar dos laços entre as comunidades e as suas origens.
Além dos milhares de visitantes que recebe a bordo, nos portos de escala o NRP Sagres cumpre um vasto programa de divulgação e de representação, albergando igualmente diversos eventos promovidos pelos parceiros da Marinha que se associam às viagens do símbolo de Portugal.
Sem comentários