728x90_Home_Active Campaign ]]> - - - -

últimas notícias

Associação internacional alerta para decisões urgentes no shipping em Portugal

A EISAP volta a insistir nas condições necessárias para uma maior afirmação do MAR
📷  Pixabay  📷
A European International Shipowners Association of Portugal (EISAP) mostrou-se satisfeita com o relatório publicado recentemente pela International Chamber of Shipping (ICS), que dá conta que a qualidade da marinha mercante com bandeira portuguesa foi reconhecida recentemente ao nível das melhores do mundo quanto à performance dos registos de navios no período 2017-2018.

por Paulo Camacho

Considera que "são resultados importantes para os armadores internacionais com navios registados no MAR", na essência, porque mostram que "a sua escolha pelo MAR foi a mais acertada".
Reconhecendo que nos últimos anos "tem sido feito um trabalho relevante, quer pela SDM quer pela Comissão Técnica do Registo, e que existe, de facto, uma comunhão de vontades para o desenvolvimento do MAR e para a afirmação da bandeira portuguesa em termos globais, no que concerne ao shipping", designadamente nos Governos da República e da Região Autónoma da Madeira, a Associação alerta, no entanto, que ainda há passos importantes por dar.
Apesar dos progressos evidentes para conferir maior robustez e maior competitividade à indústria do shipping em Portugal, lembrou que é "da máxima urgência regular a utilização de segurança privada a bordo de navios nacionais, quando navegam em áreas de risco naquilo que à pirataria marítima diz respeito". Enquanto esta matéria não estiver regulamentada, defende a EISAP, "será difícil continuar a atrair armadores e agentes internacionais já que nenhum armador pretende arriscar a vida de tripulantes, nem os seus navios ou as mercadorias que transportam".

Sem comentários