728x90_Home_Active Campaign ]]> - - - -

últimas notícias

Rota das Estrelas começa e encerra em restaurantes com 2 estrelas Michelin

O Festival Rota das Estrelas 2018 tem estreia marcada para o Il Gallo D'Oro entre os dias 11 e 13 de março
📷  PortoBay  📷
A 9.ª edição do festival gastronómico Rota das Estrelas começa e acaba em restaurantes com 2 estrelas Michelin. Pelo meio ficam os outros com 1 estrela Michelin.

por Paulo Camacho

O Chef Benoît Sinthon é o anfitrião de outros 11 Chefs na primeira etapa do "Rotas"
📷  PortoBay  📷
A estreia, como é tradição, será na Madeira, entre os dias 10 e 13 de março deste ano, no restaurante Il Gallo d’Oro, do Chef Benoît Sinthon, no hotel The Cliff Bay.
O último evento será no Algarve, nos dias 16 e17 novembro, no restaurante Vila Joya, do Chef Dieter Koschina.
A edição deste ano volta a passar uma vez mais pelo Rio de Janeiro, no Brasil, no restaurante Mee, 1 estrela Michelin, no Belmond Copacabana Palace, curiosamente ao lado do hotel do grupo PortoBay (o mesmo do The Cliff Bay), o PortoBay Rio Internacional.
Com três jantares de degustação, o primeiro evento da Rota das Estrelas 2018 contará com 11 chefs convidados que chegam de Portugal continental e de vários pontos da Europa.

Os Chefs convidados para o Funchal

Entre os convidados temos os seguintes chefs :
Michel Van der Kroft (‘t nonnetje, Holanda, 2 Estrelas Michelin),
Bart De Pooter (Pastorale, Bélgica, 2 estrelas Michelin),
Dieter Koschina (Vila Joya, Algarve, 2 Estrelas Michelin),
Hans Neuner (Ocean, Algarve, 2 Estrelas Michelin),
Ricardo Costa (The Yeatman, Porto, 2 estrelas Michelin),
Paul Ivic (Tian, Áustria, 1 estrela Michelin),
Kazuo Harada (Mee, Rio de Janeiro, 1 estrela Michelin),
Hans Välimäki (August von Trappe, Finlândia),
David et Noëlle Faure (Aphrodite, França),
Olivier Barbarin (Château D’Audrieu, França).
A este leque de Chefs convidados, juntam-se alguns dos mais reconhecidos sommeliers portugueses: António Lopes, João Chambel e Georges V, acompanhados por Sérgio Marques, sommelier do restaurante Il Gallo d’Oro, recentemente distinguido “Sommelier do Ano” em Portugal pela Revista de Vinhos.

Festival segue para o Brasil

Depois da habitual estreia madeirense, o restaurante Mee será a próxima paragem da Rota das Estrelas, que acontece pela segunda vez desde a primeira edição do festival em 2010.
Seguem-se os restaurantes Gusto by Heinz Beck, L’And, Antiqvvm, LAB e Vila Joya num roteiro que promove a alta gastronomia, numa rota que se faz em 2018 com sete eventos.
Os Chefes Benoît Sinthon, Kazuo Harada, Heinz Beck, Miguel Laffan, Vítor Matos, Sergi Arola e Dieter Koschina serão anfitriões dos vários encontros, que prometem uma exclusiva e excecional experiência gastronómica.
Cada encontro terá Chefs convidados, o denominador comum é pertencerem, na sua maioria, ao restrito círculo da excelência, reconhecido pelo Guia Michelin.
O Chef anfitrião recebe pelo menos outros dois Chefs com estrela Michelin, para preparação em equipa de um menu de degustação que vá ao encontro da riqueza de paladares e produtos de cada Região. Uma oportunidade para saborear o que de melhor se faz em Portugal e Brasil.
Calendário e participantes
Tudo começa no Il Gallo D'Oro
📷  PortoBay  📷

10-13 março
Funchal
restaurante Il Gallo d’Oro
Chef Benoît Sinthon
2 estrelas Michelin

24-28 abril
Rio de Janeiro
restaurante Mee
Chef Kazuon Harada
1 estrela Michelin

4 junho
Algarve
restaurante Gusto by Heinz Beck
Chef Heinz Beck
1 estrela Michelin

5-6 outubro
Montemor-o-novo
restaurante L´AND
Chef Miguel Laffan
1 estrela Michelin

26 outubro
Porto
restaurante Antiqvvm
Chef Vítor Matos
1 estrela Michelin

7 novembro
Sintra
restaurante LAB
Chef Sergi Arola
1 estrela Michelin

16-17 novembro
Algarve
restaurante Vila Joya
Chef Dieter Koschina
2 estrelas Michelin
Rota das Estrelas

O festival Rota das Estrelas percorre o país e passa pelo Brasil. Pode ser seguido em www.rotadasestrelas.com, disponível nos idiomas português e inglês.
O calendário e as novidades sobre cada restaurante participante serão atualizados neste website, mais perto da data de cada um dos eventos que se realizam ao longo do ano.
Também ali encontra o “clipping” gerado ao longo dos últimos anos.
Em oito edições o festival conta com mais de 600 artigos em órgãos de comunicação social, mais de 100 em órgãos de comunicação internacionais.
Consulte o calendário Rota das Estrelas 2018 aqui.
Il Gallo d’Oro
Benoît Sinthon, Chee Executivo do Il Gallo d’Oro (que supervisiona também o restaurante Bistrô4 do hotel PortoBay Liberdade, em Lisboa) faz emergir o requinte da cozinha aromática, de inspiração mediterrânica e ibérica. Legumes, frutas, ervas e flores aromáticas provenientes da Região, fazem com que os produtos frescos tenham um papel fundamental na sua cozinha, combinados com ingredientes de alta qualidade oriundos de várias outras regiões da Península Ibérica.
A experiência de alta gastronomia é enaltecida pela carta de vinhos. Com cerca de 400 referências, é também reconhecida com diversos prémios, entre os quais, "Award of Excellence" (2011, 2012, 2013 e 2015) e o "Best of Award of Excellence", em 2016 e 2017, da conceituada revista americana Wine Spectator. Sérgio Marques, sommelier do Il Gallo d’Oro, foi considerado “Sommelier do Ano” pela Revista de Vinhos (2017).

Sem comentários