728x90_Home_Active Campaign ]]> - - - -

últimas notícias

"Reciclar n'A Festa" a partir de hoje no Museu Etnográfico da Madeira


O Museu Etnográfico da Madeira, na Ribeira Brava, inicia hoje o projeto "Reciclar n'A Festa". Tem como objetivo promover a consciência coletiva para os efeitos da atuação humana sobre o ambiente e destacar o papel dos museus no desenvolvimento de novos métodos de pensar e de agir, que garantam o respeito pela diversidade e pela salvaguarda do nosso património natural e ambiental. O projeto está inserido no âmbito dos serviços educativos do MEM “Museu Sustentável” e associa-se ao Programa Oficial das Festas de Natal e Fim-de-ano na Região Autónoma da Madeira. Vai estar patente ao público até ao próximo dia 13 de janeiro.



por Paulo Camacho



Assim, o museu acolhe nos seus vários espaços uma mostra de Árvores de Natal elaborada pelas escolas, lares de idosos, instituições do ensino especial, centros culturais, centros de ocupação dos tempos livres, casas do povo e juntas de freguesia de todo o arquipélago.

A secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, afirma, a propósito, que a estratégia preconizada pelo Governo Regional de incentivar e valorizar a criatividade destas instituições e de todos aqueles que nelas se encontram envolvidos, nos 11 concelhos da Região, através de mensagens positivas que, neste caso concreto e aliadas à temática do Natal, “defendem a preservação ambiental e promovem a sensibilização pública para uma preocupação que é e deve ser de todos”.

Refere ainda que os Serviços Educativos do Museu Etnográfico da Madeira abrem anualmente por esta altura do Natal as inscrições para que todas as instituições interessadas em participar neste projeto possam apresentar a sua Árvore de Natal. Uma participação a concretizar através da utilização de materiais reutilizáveis, numa iniciativa que “vale pelo seu propósito, pela sua capacidade de integração e pela mensagem que transmite, junto de toda a população”.


Sem comentários