728x90_Home_Active Campaign ]]> - - - -

últimas notícias

Movimento portuário — 6.ª feira, 10 de novembro

O elegante megaiate Seadream II em mais uma escala pelo Funchal
(Foto: APRAM)
6.ª feira, 10 de novembro, o porto do Funchal recebe, pelas 20h00, o Seadream II procedente de Lisboa. Depois de pernoitar no cais sul da Pontinha, zarpará rumo a Marigot na ilha de Santa Lúcia (Caribe), pelas 08h00 do dia seguinte. Tem agenciamento garantido por Blatas, Lda.

Por Paulo Gilberto Camacho

Propriedade do Seadream Yacht Club - Norway e operando para Seadream Cruises, este megaiate foi construído em 1985 nos estaleiros finlandeses Akers Finnyard e remodelado nos anos 2002/2006/2009. Desloca 4.333 tons de arqueação bruta e mede 104,81m de comprimento por 14,60m de boca (largura). Navega com bandeira das Bahamas e tem como irmão-gémeo o Seadream I. Já ostentou os nomes de Sea Godess II e Seabourn Godess II.
O RRS Ernest Shackleton, amarrado ao cais sul da Pontinha, numa das suas escalas pelo Funchal.
(Foto: APRAM)

No entretanto, no cais norte da Pontinha, encontra-se amarrado desde as 08h00 de ontem, o RRS Ernest Shackleton agenciado por Blatas. O navio veio de Bremarhaven (Alemanha) e, pelas 13h00 de hoje, rumará a Port Slantey na capital das Ilhas Falkland.
O RRS Ernest Shackleton (ES), lançado em 1995, é principalmente um navio de logística usado para transportar carga, combustível e passageiros. 
O navio também possui uma capacidade científica básica e realiza alguns trabalhos de pesquisa. Durante o verão do norte, o ES é comercializado e geralmente funciona no Mar do Norte. 
Construído por Kverner Klevin Leirvik A / S, a Noruega como MV Polar Queen para Rieber Shipping de Bergen, foi implantada na Antártida por outros programas nacionais antes de ser adquirida pelo British Antarctic Survey em agosto de 1999.
Navegando com bandeira do Reino Unido, desloca 4.028 tons de peso bruto, 2.134 tons de peso morto e mede 80m de comprimento por 17,03m de boca (largura).

Escala do Costa Magica cancelada

Como os nossos leitores deram conta, ontem, o Costa Magica que estava anunciado para escalar o porto do Funchal, acabou por cancelar a sua escala devido à forte ondulação que se fazia sentir junto ao molhe da Pontinha. Enfim, imponderáveis…

Sem comentários