Torneio de Espadachins amanhã em São Vicente

A exemplo do ano passado, esta etapa inaugural do Circuito Infantil Português, incluída no Torneio de Espadachins de Benjamins e Infantis, terá lugar em três lugares diferentes do país.
No norte de Portugal, o circuito será realizado em Viana do Castelo. Ao centro as provas decorrerão em Lisboa, no Colégio São Tomás, e na Madeira, a etapa decorrerá no Pavilhão da Escola B e S D. Lucinda Andrade, em São Vicente.
O programa deste evento nacional inclui as competições de Florete Benjamins e Infantis e ainda as provas de Espada e Sabre Benjamins e Infantis.
Cerca de três dezenas de atletas
Em S. Vicente, cerca de três dezenas de atletas dos vários clubes da Região voltarão a participar numa prova com alcance nacional, dando continuidade ao trabalho já iniciado nos regionais.
Para os jovens esgrimistas da Região, independentemente do resultados obtidos, o atrativo principal de participar neste prova do Circuito Nacional é o facto de poderem classificar-se para o ranking nacional da esgrima portuguesa.
Antes de iniciarem os assaltos haverá lugar à atribuição dos “braçais” para quem sobe de escalão.
Nota particular ainda para a realização da prova acontecer fora do Funchal, um sinal da descentralização e da divulgação mais ampla deste desporto que a Associação de Esgrima da Madeira tem desenvolvido há alguns anos. Uma medida que, apesar das dificuldades financeiras para implementar, tem vindo a mostrar resultados, como se verifica pelo crescimento da prática deste desporto em vários locais fora do Funchal, entre os quais São Vicente, Santana e Camacha.
De referir que a associação tem feito um trabalho importante junto das escolas – através do projeto “ESGRIMA Mais” - dando a conhecer os benefícios para os jovens madeirenses na prática do desporto e em particular da esgrima.
No passado ano letivo o projeto chegou a cerca de 1.700 alunos da Madeira de várias idades e escolas.
Sem comentários