Phoenicia. À primeira vista não dirá nada, muito menos que tem a ver com um navio de cruzeiros. Se traduzir para Fenícia, irá recordar o nome do que estudou na escola. Era uma antiga civilização cujo epicentro se localizava ao longo das regiões litoral do atual Líbano, Síria e norte de Israel. Mas, em concreto, o Phoenicia era um navio de cruzeiro mandado construir no tempo de Muammar Kadhafi. A carta de intenções surge a 4 de fevereiro de 2010. Inspira-se na classe MSC Fantasia. Estava em construção em Saint Nazaire da STX Europe e tal como os exageros árabes tinha projetado ao gosto de um dos filhos de Kadhafi com um aquário de 120 toneladas para tubarões.
Contudo, durante a construção, rebenta a guerra civil na Líbia em 2011. Tinha sido encomendada pela General National Maritime Transport Company, com sede em Tripoli e subsidiárias no Líbano e em Hong Kong. Dispõe de uma frota de petroleiros.
Em junho de 2011 o estaleiro cancela a encomenda alegando falta de pagamento por parte da GNMTC, como é mais conhecido o armador. O navio de 140 toneladas fica a meio caminho e o estaleiro com um problema entre mãos. Até que consegue um comprador: a MSC Cruises que adquire o projeto por 550 milhões de dólares e chama-lhe MSC Preziosa.
O navio retoma a construção. Quando for entregue, será o quarto paquete da classe.
Os seus cruzeiros estão previstos para o Mediterrânero, com especial enfoque nas ilhas gregas.
O MSC Preziosa terá 1.751 camarotes, 17 elevadores para os passageiros, incluindo um privado para os passageiros VIP do MSC Yacht Club, e ainda 13 conveses para os clientes que terão 4 restaurantes principais, incluindo 2 restaurantes temáticos, 21 bares, 1 casino, 4 piscinas, mini-bowling, uma área de desportos e campos diversos, um centro de fitness, uma área para crianças e um spa.
O navio tem 332,99 metros de comprimento, uma capacidade para 3.959 passageiros e uma tripulação de 1.370 pessoas.
Para já, não consta até o final de 2013 qualquer escala na Madeira do MSC Preziosa, que entra ao serviço em Março de 2013.