RSS

Congresso da APAVT insiste na importância do Turismo

22 Jun

A APAVT acaba de apresentar publicamente o seu próximo congresso. Foi no dia 20 deste mês. A proposta da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo volta insistir na valorização do turismo, nem sempre reconhecida por quem está fora do sector. A escolha do tema “Turismo: Prioridade Nacional” evidencia isso mesmo.

A apresentação do congresso que sucede ao que se realizou na Madeira o ano passado, decorreu na Embaixada do Brasil em Lisboa e contou com a presença do embaixador Mário Vilalva, do coordenador de marketing e relações públicas da Secretaria de Turismo do Ceará, Fernando Holanda, o presidente da direcção da APAVT, João Passos, e cerca de cinco dezenas de convidados.

Além do tema, foi revelado o logótipo e programa preliminar do 37º congresso da APAVT, que este ano se vai realizar de 27 de Novembro a 2 de Dezembro em Fortaleza, no estado brasileiro do Ceará.

A magna reunião dos agentes de viagens portugueses conta registar “entre 400 a 500 participantes”, segundo avançou na cerimónia oficial o presidente da associação, João Passos.

Em relação ao congresso podemos evidenciar que o tema geral dá o mote para o primeiro painel de debate, agendado para a manhã de segunda-feira, 28 de Novembro. Pretende contribuir para o reconhecimento da importância do Turismo para a economia e desenvolvimento nacionais, reafirmando-o como prioridade nacional.

1º dia de trabalhos

A tarde do primeiro dia vai ser preenchida com um painel dedicado ao tema “Portugal-Retomar o Crescimento Turístico”. Um debate no qual se pretende fazer uma análise da evolução do Turismo receptivo na última década e debater a estratégia para assegurar o seu crescimento.

2º dia 

O segundo dia de trabalhos terá um carácter mais “técnico”, como referiu João Passos na sua intervenção.

A manhã de terça-feira será ocupada com um painel com o tema “Retalho: Gestão de Vendas”. Um espaço destinado a encontrar as melhores soluções para potenciar as vendas nas agências de viagens O tema da tarde será “Distribuição: Novos Modelos de Relacionamento”. A intenção é que permita a análise às tendências e soluções no âmbito das relações entre agentes e fornecedores, designadamente operadores turísticos.

 Visitas

A quarta-feira será o dia dedicado ao (re)conhecimento do destino, nomeadamente e como destacou Fernando Holanda, os diversos equipamentos e requalificações que estão a ser levadas a cabo no âmbito da oferta turística de Fortaleza e da região envolvente.

3º dia de trabalhos

Finalmente, o último dia de trabalhos é dedicado ao tema “Portugal-Brasil: Turismo nos dois sentidos”. Será um espaço dedicado ao debate das estratégias que permitam, por um lado, potenciar o crescimento do Turismo brasileiro em Portugal e, por outro, a retoma do crescimento do turismo português no Brasil.

O congresso terá lugar no novo centro de congressos de Fortaleza, o “Ceará Expo”, que está em fase final de construção e que se pode ver na imagem acima.

Esta é a segunda vez que o congresso da APAVT se reúne em Fortaleza, 11 anos depois da primeira, e a oitava no Brasil.

 
Leave a comment

Publicado por em Junho 22, 2011 in Geral

 
Gosto
Be the first to like this post.

Deixar uma resposta

Gravatar
WordPress.com Logo

Inicie a sessão no WordPress.com para publicar um comentário no seu blog.

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. (Terminar sessão)

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. (Terminar sessão)

Connecting to %s