728x90_Home_Active Campaign ]]> - - - -

últimas notícias

A Poncha da Madeira

A Poncha da Madeira é um ícone da ilha. Ao contrário do generoso vinho Madeira que se consome pronto a partir de uma garrafa, a poncha é uma mistura de ingredientes. Poucos ingredientes. Rum da Madeira, açúcar ou mel de cana-de-açúcar e limão. Depois existem outras variantes.
O resultado ingere-se em copos pequenos. 

A bebida, mexida com um “caralhinho” (um pau que tem na extremidade um formato parecido a duas hélices, que permitem ligar os elementos, cujo nome correto é mexelote, mexilhote ou pau da poncha), conquista cada vez mais adeptos não só entre os residentes, que sentem orgulho em revelá-la a quem chega, como também entre os milhares de visitantes que chegam à ilha da Madeira ao longo de todo o ano. 

Origem

Basicamente, estamos perante uma bebida que hoje conhece algumas variantes até na sua origem. Há quem aponte que a ideia foi importada. Outros defendem que a poncha nasceu com os pescadores de Câmara de Lobos. Inclinamo-nos para esta última possibilidade porque é aquela que faz mais sentido por ser uma bebida que os pescadores bebiam para se aquecer da ida para o mar.

Mas uma coisa é certa e afirmou-se. Disseminou para toda a ilha, e inclusivamente para a vizinha ilha do Porto Santo, e também para o território continental, do outro lado do mar.

“poncha Aqui é com Rum da Madeira”

E foi precisamente devido ao crescimento contínuo do seu consumo um pouco por todo o lado, e também por algum desvio na forma de a fazer, na utilização do ingrediente base que o Governo Regional da Madeira decidiu lançar o símbolo gráfico “poncha Aqui é com Rum da Madeira”. 
A ideia é valorizar o caráter genuíno da Poncha da Madeira, e sobretudo, teve em consideração que a poncha é uma bebida tradicional da Madeira, que tem como principal ingrediente a aguardente de cana sacarina, também designada por Rum da Madeira. Rum da Madeira que constitui um produto com Indicação Geográfica Protegida, produzido na Região Autónoma da Madeira, confirmada e caraterizada pelo Decreto Legislativo Regional n.º 5/2011/M, de 15 de Março. 
Atente-se que a produção de rum é uma tradição com mais de 5 séculos na Madeira.

Na sua essência, importa proteger e distinguir a utilização do Rum da Madeira, promovendo a diferenciação em relação a outras bebidas destiladas e contribuindo igualmente para o escoamento e aproveitamento da matéria-prima base, a cana-de-açúcar, de onde se obtém a aguardente/rum por fermentação e destilação do seu sumo. 

As ponchas

A Poncha tradicional é feita com rum, sumo de limão e mel de abelha. 
Atualmente existem muitas variantes, com sumo de maracujá, de tangerina ou de laranja.
A Poncha à pescador, que se crê ter sido a original, faz-se de forma semelhante à poncha tradicional, mas em vez de usar o mel de abelha, usa-se açúcar.
A acompanhar a poncha costumam comer-se amendoins, tremoços ou “dentinhos”, como favas, moelas, atum de escabeche, gaiado ou carne de vinho e alhos.

Onde beber

Hoje, a Poncha da Madeira bebe-se por todo o lado, em bares e restaurantes. 
Evidentemente, existem locais mais emblemáticos que sobressaem pela maneira como fazem a Poncha. É verdade. Existem receitas para fazer a Poncha da Madeira, que, a ser seguida, resulta na icónica bebida. No entanto, a verdade é que cada “casa” tem o seu segredo que a faz diferenciar e atrair cada vez mais clientes.

Apontamos alguns onde pode estar certo que não vai dar por perdido o seu tempo:
(click em cada nome ou endereço para ver a localização no mapa)

Taberna da Poncha
Sítio da Lage, Serrad’Água (Ribeira Brava)

Os Castrinhos
Caminho do Pinheiro dasVoltas, 12, Areeiro (Funchal)

Pharmacia do Bento
Rua dos Tanoeiros 4 (Funchal)

Barreirinha
Largo do Socorro(Funchal)

Venda Velha 
Rua de Santa Maria, 170(Funchal)

Sete Mares
Avenida Sá Carneiro, n.º 3 e Praça CR7 (Funchal)

Venda do Noé
Caminho da Mãe de Deus n.º 43 (Caniço)

FidyPoncha
Caminho do Estreitinho,n.º 1, Calvário (Estreito de Câmara de Lobos) 

Venda do André
Estrada João GonçalvesZarco, Quinta Grande (Câmara de Lobos) 

A Vaquinha do calhau
Largo Poço n.º 5 e 6(Câmara Lobos)

Mercearia do Avô
Caminho Velho da Quinta, n.º 52 (Funchal)

Venda do Sócio
Rua Sidónio Serôdio,Tendeira (Caniço)

PVP – Pão, Vinho e Petiscos
Rua Simplício dos Passosde Gouveia, n.º 24-28, (Funchal)

Bar O Avô
Rua da Praia, n.º 49-A(Funchal)

Porto de Abrigo
Avenida Marcos Rosa - Calhau (São Vicente)

Sem comentários

");