Madeira aposta na Estónia

A governante revela que durante a feira se irão realizar diversas reuniões com os operadores, comunicação social local e companhias aéreas de forma a retomar contactos. Logo no primeiro dia, realiza-se o “Madeira Beach Party”, onde estará presente o trade, líderes de opinião e VIP’s. Contará com poncha, vinho Madeira, DVD promocional e animação. E, no final será sorteada uma viagem à Madeira.
Sublinhe-se que a Estónia tem merecido uma atenção especial da Direcção Regional de Turismo. Começou por apoiar o operador Horizon Travel e, depois da presença de Conceição Estudante, secretária regional do Turismo e Transportes e de Raquel França, directora regional de Turismo, na Semana da Madeira que decorreu em Tallin, em Outubro de 2009, surgiram outros interessados.
Pos isso, neste momento, a Direcção Regional do Turismo, contrariamente ao que referimos ontem por informação de fonte ligada ao Horizon Travel, que dizia o contrário, apoia não só este operador estónio, como igualmente um novo, o Top Tours, que manifestou interesse em começar a incluir a Madeira no seu portfólio de destinos.
Em termos concretos, o Turismo da Madeira desenvolve acções continuadas na Estónia desde 2008.
Actualmente tem em curso uma campanha publicitária com os dois operadores referidos: Horizon Travel e Top Tours, com um montante que ascende os 76 mil euros.
Nesse âmbito, o destino Madeira está em destaque e muita visibilidade na Estónia, através de outdoors, imprensa, internet, rádio e televisão.
Para além deste investimento, a Direcção Regional de Turismo está a lançar um concurso na rádio, na Estónia, em que o vencedor virá à região autónoma conhecer o nosso destino.
No caso concreto da Horizon Travel, o primeiro operador a mostrar interesse em efectuar voos directos para a Madeira desde Tallinn, a direcção regional recorda que apoiou com um montante de 29 mil euros, para uma operação de Setembro a Dezembro de 2008.
Em 2009 o operador solicitou um apoio no montante de 30 mil euros, para uma operação de Setembro a Outubro de 2009.
E é na sequência destas acções e pelo reconhecimento do potencial do mercado que a Secretaria Regional do Turismo e Transportes desenvolveu a refrida acção promocional em Outubro de 2009, com a presença das duas governantes do Turismo da madeira.
Durante o evento foram estabelecidos contactos institucionais com a Embaixada de Portugal na Estónia, com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e com o Ministério da Economia e Comunicação.
Paralelamente foram realizadas reuniões com diversos operadores e companhias aéreas com o intuito de auscultar o mercado e empreender algumas parcerias.
Durante essa semana, ocorreram eventos que pretendiam apresentar a Madeira, no seu todo, com imagens da Madeira e do Porto Santo, dos eventos de animação turística, do vinho e bordado, exposição com fotografias subaquáticas, com trabalhos em escama de peixe, passagens de modelos da estilista Mara Rodrigues, entre outras acções.
É assim, no seguimento deste périplo, que o Turismo da Madeira foi contactada pelo operador Top Tours para o apoiar também no lançamento de uma operação, desde Tallinn para a Madeira.
Assim, neste momento temos o operador Top Tours a iniciar a operação na próxima sexta-feira, em ligações directas de Tallin com a companhia aérea charter Smartlynx, com um avião com capacidade para 173 passageiros.
Estes voos charter mantêm-se até ao dia 23 de Abril, altura em serão interrompidos até serem retomados em Setembro.
Quanto à Horizon Travel, que já operava no mercado, começa as viagens para a Região Autónoma a 11 de Março, com um voo semanal, no qual poderá transportar 189 passageiros.
Está programado para começar a 11 de Março, e prolonga-se até o dia 29 de Abril.
O segundo turno inicia-se a 3 de Setembro e desenrola-se até o dia 18 de Novembro.
Feitas as contas, com as duas operações, em determinadas semanas, vão passar a estar disponíveis 362 lugares por semana da Estónia para a Madeira. Um número que, confidenciam-nos, poder ser demasiado para o mercado emissor.
Sem comentários