África do Sul mais procurada
Não obstante este quadro do operador especialista no mercado africano há alguns anos, com programação que se estende pelos países do litoral, do Quénia até a África do Sul, subindo até a Namíbia (sendo estes precisamente os destinos mais procurados) confidencia que aquele nicho vem evidenciando uma procura em crescendo devido à multiplicidade da oferta. Concretamente a África do Sul, que acolhe há décadas milhares de madeirenses para ali residirem, diz que propõe uma oferta tão diversificada que vai das praias às savanas, passando pela fauna e flora, dos shoppings aos bungallows, do artesanato à produção industrial, e a vida, selvagem e urbana, que se manifesta em inúmeras cores e formas. Além disso, apesar do que se diz do destino, confidencia que não teve quaisquer reclamações por questões de segurança. A Across, que fomos encontrar precisamente no pavilhão da África do Sul, destino internacional convidado da BTL (o destino nacional é o Turismo de Portugal), tem dedicado uma brochura a África com 48 páginas. Três são especificamente para a África do Sul, com propostas diversificadas no tempo, e outras incluem circuitos mistos com outros países limítrofes.
Contudo, sublinha que o operador também faz pacotes à medida.
No catálogo não há referência directa ao evento mas sensibiliza que quem pretende ir à África do Sul, seja para simples férias, estar junto da família ou para ver o mundial, deve tratar de efectuar as reservas atempadamente para não ter surpresas. Isto porque sublinha haver já uma ocupação à partida de uma parte substancial da oferta por uma parte das selecções e comitivas participantes na fase final do campeonato do mundo.
Com propostas nas agências de viagens nacionais, incluindo as da Região Autónoma, reconhece que a Across já tem vendido programas para a África do Sul a madeirenses.
Neste momento, faltam 146 dias para o pontapé de saída do mundial, com o jogo de abertura marcado para 11 de Junho entre a África do Sul e o México.
Com a Cidade do Cabo, Durban, Joanesburgo e Pretória entre as principais cidades a acolher os jogos do mundial, podemos recordar que Portugal integra o Grupo G, que inclui ainda as selecções do Brasil, da Costa do Marfim e da Coreia do Norte.
O primeiro jogo do grupo é entre a Costa do Marfim e Portugal. Acontece no dia 15 de Junho, pelas 16 horas locais em Port Elizabeth.
A segunda partida será a 21, pelas 13.30 horas locais, na Cidade do Cabo, entre Portugal e Coreia do Norte. Finalmente, o terceiro jogo, com o Brasil, será em Durban, no dia 25, pelas 16 horas locais.
Sem comentários